Opinião – Respeitem os professores -25 de Abril, sempre!

Posted by
Spread the love

As redes sociais deveriam ser um divertimento. O problema é que as pessoas levam-se a sério e dizem as maiores barbaridades. Alguns depois ficam envergonhados, mas já não vão a tempo de corrigir. O que está escrito, está escrito!
Deveria ser um espaço simpático, sobretudo para nos divertirmos, e não um espaço de conflito. Há pessoas que ali despejam todas as suas frustrações, não percebendo que estão a ser um alvo fácil.
Percebe-se que a grande maioria não está habituada à gestão do silêncio, melhor, não fazem a mais pálida ideia do que é e das vantagens que daí podem advir para si e para os outros.
Os dias vão passando, o confinamento total está quase a acabar, e a rapaziada já está em transe à espera do dia que o governo decrete a liberdade total. Sim, porque agora é por decreto, ou pensavam que isto do estado de emergência era uma brincadeira?
Mas não vai ser assim tão fácil. É preciso dar tempo ao tempo…que o tempo tratará de dizer ao tempo, qual vai ser o tempo…e a que tempo!
Gostaram? Prá semana há mais!
Parece-me que a malta vai para a cama e já quase não dorme. Será que vão morrer mais pessoas, será que o número de mortos vai ultrapassar o número de recuperados? E a vacina, essa vaca para não dizer outra coisa, sai ou não sai? Porra, a velhada tem de sair de casa porque senão rebente!
Todos os dias existem coisas novas para nos aborrecer, porque divertem alguns.
Tive oportunidade de assistir à primeira aula em direto pela televisão dirigida aos jovens estudantes. Embora as críticas tivessem surgido de imediato nas redes sociais, eu achei notável como em tão pouco tempo os professores se prepararam.
Comunicar não é fácil. Conseguir a atenção de miúdos que estão em casa é difícil, até pelo facto dos professores falarem para uma câmara de televisão, e não estarem a sentir as sensações que os alunos transmitem.
Para alguns, idiotas diga-se, os professores deveriam ter aparecido frente às camaras como profissionais de comunicação. Não são, e todos sabemos que nem todos os profissionais de comunicação sabem da matéria, mas os professores deverão saber, porque comunicam conhecimento?
É preciso ter algum decoro, alguma decência até, e esperar que os nossos profissionais façam bem o seu trabalho. E não será aparecer nas redes sociais debitar comentários acéfalos que os ajudarão e aos nossos alunos e sobretudo ao País.
É uma experiência nova, experimental e que iremos todos beneficiar dela se tivermos a humildade de esperar.
Os pais que aproveitem também, porque agora sabem o que é bom pra tosse!
Hoje, como no futuro, quando tiver a tentação de ir à escola para chatear um Professor, retraia-se, “olhe-se”, e perceba que estão a tratar o seu filho à dimensão que ele merece!
Ah, e já agora, 25 de Abril SEMPRE!

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.