Junta de Quiaios cria medidas de apoio à população e às coletividades

Posted by

Foto: Arquivo
Fernanda Lorigo, presidente da Junta de Quiaios

O executivo da Junta de Quiaios aprovou diversas medidas de apoio aos quiaenses que visam atenuar os efeitos da pandemia.
O “apoio financeiro imediato pontual” à Casa do Povo de Quiaios, o “reembolso, a título de apoio financeiro”, dos encargos com água e eletricidade assumidos pelas associações e coletividades da freguesia, nos meses de março, abril e maio, são as algumas das medidas adotadas, avança nota enviada ao DIÁRIO AS BEIRAS.
Aquela autarquia local do concelho da Figueira da Foz aplica, ainda, uma moratória para o pagamento das rendas dos espaços e equipamentos concessionados pela junta de freguesia que, “por imposição legal, se viram forçados a suspender a atividade”, medida acrescida de uma redução de 40 por cento na renda .

As respostas à atual situação passam, também, pelo “reforço do apoio a famílias desfavorecidas ou debilitadas, através uma linha de emergência social” que abrange diversas áreas de intervenção.
“Estas medidas têm um significativo impacto no orçamento da freguesia. Mas, ainda assim, a emergência nacional e o compromisso assumido com a comunidade exigem-nos este esforço adicional”, defende a nota da Junta de Quiaios.

Sem orçamento aprovado
O facto de o orçamento e o plano de investimentos de 2020 não terem sido aprovados (o PS não tem maioria na Assembleia de Freguesia), garante a nota de imprensa, “o executivo da junta não deixará de, ainda que condicionado às limitações legais, continuar a apoiar a população”.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.