Grupo costura mil máscaras para doar à Cozinha Económica

Um grupo de cidadãos está a costurar 1000 máscaras para os voluntários e os utentes da Cozinha Económica. O movimento teve como ponto de partida o site www.maskeradebrigade.com, fruto de um esforço iniciado por duas irmãs: Lisa Simpson (costureira em Berlim) e Bia Farão (cientista social em Coimbra).
“Não queremos substituir a confeção ou a utilização de equipamentos de proteção hospitalar por profissionais de saúde, mas promover e divulgar informações fundamentadas sobre máscaras comunitárias, abrindo também espaço para a ação fornecer máscaras de tecido às populações mais vulneráveis na zona de Coimbra”, esclarece Bia Farão.
Neste momento, o grupo criado no facebook (“Máscaras Solidárias) conta com cerca de 40 elementos. Nos últimos dias, sete pessoas têm estado a costurar máscaras para a primeira entrega (de 200) que chegará hoje à Cozinha Económica.
Qualquer pessoa pode ajudar, seja costurando, doando tecidos e outros materiais, contactando empresas locais que possam doar, organizando a recolha ou entrega segura de materiais (quando for permitido), identificar grupos e organizações locais que possam precisar e consciencializar a população com a partilha de informações confiáveis. Para tal, só é necessário entrar em contacto com o grupo, em https://www.facebook.com/groups/mascarassolidarias.

Como nasceu o projeto
Lisa Simpson e Bia Farão são duas irmãs a viver em extremos opostos da Europa. A Lisa é uma artista sonora e costureira em Berlim, na Alemanha. Quando o surto alastrou e teve que ficar em casa, fez uma pesquisa sobre máscaras de tecido, de forma a criar e a testar um modelo que fosse eficaz e fácil de fazer. Agora, ela própria costura máscaras para doar a abrigos locais, centros de refugiados, lares e outras instituições.

Notícia completa na edição impressa de hoje

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.