Falta de qualidade da internet nas freguesias rurais do norte da Figueira da Foz

Posted by

Foto: DR

Numa altura em que a 5G se instala no mundo e, em tempos de pandemia, o teletrabalho assumiu um papel relevante para a economia, na Figueira da Foz, como no resto do país, nem todos têm acesso à internet nas mesmas condições. As freguesias rurais do norte do concelho são as mais prejudicadas. E na cidade, a fibra ótica de alta velocidade é um serviço relativamente recente e não chega com a mesma qualidade a toda a zona urbana.

A autarquia tem tentado sensibilizar as operadoras, no sentido de assegurarem um serviço de qualidade a todos os figueirenses, mas apenas a Altice se comprometeu a investir na expansão da fibra ótica, estabelecendo como meta uma taxa de cobertura de 75 por cento no concelho.

Entretanto, empresas e particulares, sobretudo nas freguesias do Bom Sucesso, Ferreira-a-Nova e Moinhos da Gândara, vão sofrendo as consequências.

Algumas empresas instaladas no norte, as maiores, afirmou o vereador, tiveram de fazer elevados investimentos em linhas dedicadas.

Notícia completa nas edições impressa e digital

11 Comments

  1. Sou da Fontela sabem me dizer se vira fibra pra esta zona

  2. Vivo nos Vais-Buarcos e a 20 metros de minha casa está uma caixa de fibra da NOS há meia dúzia de anos.

    Em frente ao Hotel Atlântida está outra, e pela rua dona Maria até ao cemitério de Buarcos estão mais.

    Para q serve se toda esta região nem cabo existe….. Quanto mais falar em fibra. 😂😂😂

    Já não falando da rede q é péssima.

    • Catarina says:

      Bom dia, vou mudar me para vais Buarcos e a minha internet móvel não funcionou . Alguém me consegue indicar qual a melhor opção de internet, mais rápida, visto ter de trabalhar a partir de casa com vídeo chamadas etc e querer ter acesso a Netflix?

  3. Fernando says:

    A meo em breve vai instalar fibra para as habitações na zona entre a salmanha e lares.. Entretanto, só as empresas jpodem pedir fibra e já há muito tempo.

  4. Zé da Gândara says:

    Olha, olha… A Câmara Municipal da Figueira acordou depois de um estranho longo período de hibernação e não só se lembrou que existe concelho a norte da cidade, como ainda se lembrou de que não existe cobertura de serviço de internet… Esqueceu-se, depois de tanto voluntarismo, que a cobertura de sinal de rede móvel no norte da freguesia é também miserável e digno de terceiro mundo e que a infra estrutura de telefone fixo, destruída pela passagem do Leslie, já não foi reparada… Para nem falar na trapalhada da bosta da TDT…

    Deixem-me cá ver agora… A CMFF não terá assim à primeira vista poder conferido pela lei para obrigar as operadoras de telecomunicações a fazerem o que quer que seja pois não é sequer uma ANACOM, ANACOM esta que ainda que não fosse uma autoridade para o sector das telecomunicações dependente do poder político (logo atada de pés e mãos), nada poderá fazer por muito voluntariosa que fosse, decorrente dos projectos legislativos que passaram no parlamento e que deram carta branca às operadoras de telecomunicações para fazerem o que bem querem e entendem, claro está, dentro da lei, porque essa coisa do chamado “Serviço Universal” não existe em matéria de telecomunicações…

    Politiquices província-style em vésperas de eleições com a garantia Tiririca (pior não fica mas melhor também não)… Ide-vos catar…

  5. Zé da Gândara says:

    Fiquei pasmo… Houve quem tenha ido coçar o esquerdo e o direito às operadoras de telecomunicações… A coceira deve ser muita porque ainda não se vislumbraram quaisquer melhorias na qualidade da cobertura de internet (se é que algum dia se vislumbrarão)…

  6. Em Ferreira a Nova a mesma porcaria. Mudei-me para aqui há algum tempo e trabalho remotamente. Primeiro meti NOS satelite com internet movel disseram que era 4G e por isso muito rapido. Velocidades 4G nem as via.. As vezes tinha downloads de 50kbit.. Cancelei com muitas chamadas para lá passado 3 semanas. Agora tenho MEO ADSL. Velocidade máxima de 7Mbit. Pago mais por esta porcaria do que fibra de 200Mbit em Coimbra. Uma vergonha…

    • Zé da Gândara says:

      E não espere por melhoras… A esses lugarejos tudo chega tarde, às más-horas e sem o mínimo de qualidade… Ainda que não estejam na primeira linha de culpados, os otários do poder local se tivessem miolos, bem que poderiam meter o assunto na agenda e reivindicar / fazer barulho / promover boicotes nas eleições, etc. etc. Como são obedientes aos caciques locais, concelhios e distritais, são mansinhos (no sentido de não levantar ondas) e ignoram o assunto. A si, se me permite (cada cabeça, sua sentença e longe de mim querer dispor da sua vontade), sugerir-lhe-ia que nas próximas autárquicas, quando houver a caça ao voto da praxe porta-a-porta tipo vendedores da MEO / NÓS / Vodafone, ostracize os diferentes caciques que pode ficar descansado, o irão procurar a casa…

      Dirão os caciques locais e seus cheerleaders (se conseguir encadear um mínimo de pensamento lógico para daí sair uma frase completa ou se tal lhe for ditado na cartilha de caça ao voto pelo cacique mais dotado)… "Ah e tal… Não é uma junta de freguesia, uma Câmara Municipal ou mesmo um primeiro-ministro que impõem aos operadores privados a prestação de um serviço quando a lei não obriga a tal..

      Precisamente… A lei das telecomunicações que regula este assunto, de facto não obriga a tal… Mas foi votada na Assembleia da República e aprovada por maioria (caso contrário, não era lei)… E tradicionalmente, há na AR desde há muito a esta parte, um ou outro deputado que vai do concelho para a AR, fazer quorum quando é preciso passar uma lei, portanto, fazer o frete aos caciques do partido que à excepção da extrema-esquerda, muito gostam invariavelmente da dinâmica do mercado, tanto que no caso vertente, dão às operadoras de telecomunicações filet mignon enquanto afastam do prato dessas mesmas operadoras de telecomunicações os ossos (é que sítios como Ferreira-a-Nova são ossos para as operadoras de telecomunicações porque representam poucos clientes…

  7. Andre_711 says:

    Já quase um Mês e na Fontela junto de vila Verde nada acho que há portuenses de primeira e de segunda enfim se me conseguirem dizer quando chega a Fontela ou se ao menos chega já não digo nada agradeci que me comunicassem

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.