Empresa municipal para gerir Convento já tem estatutos

Posted by

A Câmara de Coimbra tem já uma proposta de estatutos para a futura empresa municipal que vai gerir o Convento São Francisco. Quatro anos após a sua abertura ao público, o equipamento assume-se como “o maior e melhor centro cultural e de congressos da região Centro, um dos melhores do país e mesmo uma referência internacional”, como salienta a vereadora da Cultura da Câmara de Coimbra.
O modelo de gestão é um dos problemas do equipamento. A câmara encomendou um estudo de viabilidade, que aponta para a criação de uma empresa municipal. Há, aliás, já uma proposta de estatutos, que está “em análise”. Para a administração, tudo indica que seja “destacado” um vereador, embora sem remuneração.
O Convento, é bom que se diga, é um equipamento multifuncional. Na dimensão cultural, alterna programação de iniciativa municipal com espetáculos de promoção externa. Na vertente corporativa, marca presença destacada no ranking internacional de congressos, com foco de relevo na área do turismo.
“Quero destacar o trabalho profícuo e articulado com os agentes culturais da cidade”, refere a vereadora da Cultura. A título de exemplo, refere os Encontros Internacionais de Jazz e Abril Dança em Coimbra, “entre muitas outras”.
“Como o presidente disse, logo no início, o objetivo é que o Convento nunca sirva para sugar a energia criativa e organizativa dos demais agentes culturais da cidade”, lembrou a responsável. “E a verdade é que isso tem sido conseguido, e com muito sucesso”, acrescentou.
É um balanço “francamente positivo” o que a vereadora da Cultura faz destes primeiros quatro anos do convento. “Sabemos que há sempre trabalho a fazer, mas estamos no caminho certo”, acentuou Carina Gomes, não regateando elogios a funcionários e contratados. “Tenho orgulho na equipa que escolhemos e que tornou este sonho possível”, conclui.

Pode ler a notícia na edição impressa e digital do Diário As Beiras

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.