Covid-19: Lousã cria diretório digital para apoiar comércio e serviços

Posted by
Spread the love

FOTO DR

A Associação Empresarial da Serra da Lousã (AESL) e este município do distrito de Coimbra lançaram hoje um diretório digital de empresas, a que se seguirão outras medidas para apoiar o comércio e os serviços, anunciou a autarquia.

Disponível no endereço www.compreca.pt, na internet, o diretório de estabelecimentos e serviços da Lousã é a primeira de um conjunto de iniciativas neste âmbito que avançarão nas próximas semanas, com o objetivo de ajudar as empresas “a recuperar do impacto causada pela pandemia” da covid-19, refere a Câmara Municipal em comunicado.

Concebido pela AESL, com apoio da autarquia, o diretório estará “em permanente atualização e otimização” e deve constituir “uma montra dos estabelecimentos e serviços” locais.

“Será elaborado um diagnóstico das necessidades destes empresários, procurando estabelecer um plano de ação que possa dar resposta” às suas dificuldades, adianta.

A autarquia presidida por Luís Antunes vai também “constituir o Conselho Consultivo e Estratégico para a Recuperação Pós-pandemia (CCERP), que irá integrar vários organismos, instituições e pessoas”, ao qual caberá promover “as medidas adequadas em várias áreas de atuação municipal”.

Entretanto, a AESL e a Câmara da Lousã vão lançar “uma campanha de apelo e incentivo às compras no comércio tradicional”.

Intitulada “Compre cá – cá compra, cá fica!”, a iniciativa “contempla diversas ações, como um programa de comunicação específico para o comércio tradicional”, segundo a nota.

“Está também a ser definido um plano de formação para os comerciantes e empresários, que procurará dar resposta às necessidades formativas e à necessária adaptação às novas exigências de funcionamento”, acrescenta.

No momento da abertura dos diferentes estabelecimentos, será distribuído “um ‘kit’ de material de proteção e segurança”.

Além destas medidas, o executivo aprovou igualmente diversas isenções de taxas e rendas municipais, “medida que significa uma redução de receita da Câmara Municipal de cerca de 20 mil euros”.

Até hoje, Portugal contabiliza 928 mortos associados à covid-19 em 24.027 casos confirmados de infeção, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre a pandemia.

Relativamente ao dia anterior, há mais 25 mortos (+2,8%) e mais 163 casos de infeção (+0,7%).

Das pessoas infetadas, 995 estão hospitalizadas, das quais 176 em unidades de cuidados intensivos, e o número de casos recuperados passou 1.329 para 1.357.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.