Covid-19: Condeixa-a-Nova mantém projeto de terapia da fala para crianças em teleconsulta

Posted by

FOTO DR

O município de Condeixa-a-Nova, no distrito de Coimbra, anunciou hoje que vai manter o projeto “Terapia da Fala” para os alunos dos jardins-de-infância e 1.º ciclo de ensino básico, com recurso a teleconsultas e sessões de tutoria.

Em comunicado, a Câmara salienta que “esta abordagem permite executar e relembrar exercícios e estratégias aplicadas ao longo do programa de reabilitação em curso, para que não exista uma regressão na intervenção”.

“Com o encerramento das escolas devido à pandemia da covid-19, o município de Condeixa-a-Nova, consciente da importância da terapia da fala para o sucesso académico e social das crianças, vai manter as sessões através de teleconsulta e ou tutoria aos 48 alunos em acompanhamento”, garante.

Segundo a autarquia, os alunos que não possam usufruir deste tipo de acompanhamento vão beneficiar de um apoio indireto, através de sessões de tutoria/orientações aos encarregados de educação.

O principal objetivo “prende-se com a partilha de técnicas e estratégias que permitam dar continuidade ao trabalho desenvolvido”.

“Terapia da Fala nas escolas” é um projeto educacional gratuito, introduzido em 2016 nos jardins-de-infância e escolas do 1.º ciclo do município de Condeixa-a-Nova, cofinanciado pelo Centro 2020 – Programa Operacional Regional do Centro, Portugal 2020 e Fundo Social Europeu, através do projeto Realiza.te, da Comunidade Intermunicipal Região de Coimbra.

“Esta medida tem em vista a prevenção, a avaliação, o diagnóstico e, posteriormente, a intervenção e acompanhamento de crianças com dificuldades ao nível da comunicação, da linguagem oral e escrita, da fala, da motricidade orofacial, entre outras”, destaca o município.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.