Covid-19: Associação da Beira Serra defende mais consumo de produtos locais

Posted by
Spread the love

FOTO DR

A Associação de Desenvolvimento Integrado da Beira Serra (ADIBER), com sede em Góis, defendeu hoje que o consumo de produtos locais deve ser reforçado, tirando partido de novos canais de distribuição.

Face à pandemia da covid-19, importa apostar na distribuição “ao domicílio e em pontos de venda específicos nos centros urbanos mais próximos”, afirma em comunicado a ADIBER, que abrange os municípios de Góis, Arganil, Tábua e Oliveira do Hospital, no distrito de Coimbra.

Na sexta-feira, a associação liderada por Miguel Ventura reuniu-se com representantes das quatro autarquias, com o objetivo de “definir estratégias de intervenção para apoio imediato aos pequenos produtores deste território, cuja atividade está a ser afetada” pela pandemia.

“O trabalho conjunto entre estas entidades visa criar, desde já, metodologias de intervenção em termos do fomento das cadeias curtas de comercialização, através da criação de uma plataforma de identificação dos produtores e das produções”, refere.

Na nota, é preconizada a importância de “reforçar a proximidade entre produtores e consumidores, sensibilizar para um maior consumo de produtos locais e criar novos canais de distribuição, nomeadamente ao domicílio e em pontos de venda específicos”.

“As dificuldades acrescidas no processo de escoamento das produções agroalimentares, motivadas pela suspensão dos mercados locais, pelo cancelamento de várias feiras e pelo decréscimo drástico da atividade turística e do setor da restauração, estão a gerar significativas quebras dos rendimentos dos produtores agrícolas da Beira Serra, com maior ênfase no setor do leite e do queijo”, lamenta a ADIBER.

É necessário, segundo a organização, “conduzir os produtores e as entidades parceiras a aproveitarem as oportunidades disponibilizadas pelo Programa de Desenvolvimento Rural (PDR) 2020, através do Grupo de Ação Local ADIBER – Beira Serra, para apoio a iniciativas que tenham o objetivo de promover o célere escoamento das produções, garantir a manutenção dos rendimentos e facilitar o acesso dos consumidores a produtos saudáveis”.

Ao mesmo tempo, estas intervenções devem ser associadas à campanha “Alimente quem o alimenta”, promovida pelo Ministério da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas.

Com vários concursos abertos para apoio ao investimento na modernização do setor agrícola na Beira Serra, a ADIBER disponibiliza-se a “prestar todos os esclarecimentos aos interessados”.

Em Portugal, segundo o balanço do impacto da covid-19 feito hoje pela Direção-Geral da Saúde, registaram-se 266 mortes, mais 20 do que na véspera (+8,1%), e 10.524 casos de infeções confirmadas, o que representa um aumento de 638 em relação a sexta-feira (+6,5%).

Dos infetados, 1.075 estão internados, 251 dos quais em unidades de cuidados intensivos, e há 75 doentes que já recuperaram.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.