Opinião: Ciência e saúde

Posted by

Que reflexão lhe inspira a pandemia fazer?

Por força das circunstâncias, a sociedade está agora mais sensibilizada para a importância do papel da ciência no bem-estar da população. Para combater o Covid-19 precisamos de cientistas e de laboratórios que dominem a ciência dos vírus, de desenvolver novas tecnologias e estratégias de combate à propagação e, se tudo correr pelo melhor, poderemos produzir vacinas eficientes. O tempo da ciência low-cost feita por cientistas precários e do subfinanciamento das instituições de investigação tem de acabar. É tempo de levarmos a sério a complexidade do mundo atual e do risco de ocorrerem novas pandemias.

A ciência do Covid-19 está a ser consolidada diariamente. Vamos aprendendo com os países infetados antes de nós. Aprendemos menos com a falta de transparência dos governos da China ou de Singapura, mas aprendemos mais com a resposta extraordinária da Coreia do Sul à propagação do vírus sem aplicar o Estado de Emergência, cujas consequências económicas podem ser devastadoras. A Coreia realizou testes intensivos da população e através de uma aplicação móvel que fornecia o percurso dos cidadãos nas duas semanas anteriores à infeção, foi possível reconstruir os contactos dos infetados. Infelizmente, na fase da atual da propagação em Portugal já não é suficiente adotar esta solução.

Esta pandemia está a ter um efeito positivo numa onda de solidariedade que começou com as primeiras equipas europeias que partiram no A380 para a China da base de Beja. Hoje há partilha de camas de cuidados intensivos entre Luxemburgo, Alemanha, França e Suíça. Destoa o egoísmo dos neoliberais holandeses, os mesmos que beneficiam com a fuga aos impostos na UE e que mais ganham com o vírus dos hipermercados que infecta a Figueira.

A empresa local Scales Ocean trabalhou com o hospital e deu um belo exemplo, validando um protótipo de viseiras para os profissionais de saúde. Muitas outras iniciativas de particulares, de associações e de empresas estão a gerar uma onda de solidariedade entre os figueirenses que deveríamos prolongar para lá do período de confinamento.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.