Centro de Diagnóstico Móvel abre hoje e já tem 50 marcações

Posted by
Spread the love

Abre a 14 de abril – anunciou o DIÁRIO AS BEIRAS há uma semana. E abre mesmo, Esta manhã, logo às 08H30, a estrutura da Praça da Canção vai, finalmente, começar a funcionar.
As colheitas, como é público, são efetuadas em regime de drive trhu, ou seja, sem que o utente tenha de sair do carro. No recinto, vigiado pela Polícia Municipal, só entra quem tem marcação, com hora definida.
As marcações estão a cargo de uma equipa própria, na ARS do Centro (Agenda-Covid Test), e deverão funcionar de um dia para o outro, apurou o DIÁRIO AS BEIRAS.
Refira-se que, para a Praça da Canção, não vão utentes encaminhados pela Linha SNS24. Estes orientam os casos suspeitos ou para a urgência hospitalar (nos casos mais graves) ou para uma Área Dedicada Covid-19 – em Coimbra, há três, a funcionar nos centros de saúde de São Martinho do Bispo (para os utentes de S. Martinho e de Santa Clara) e Norton de Matos e num pavilhão do antigo Hospital Pediátrico (para utentes das unidades de Celas, Eiras e Fernão de Magalhães).
A ARS tem também em pleno funcionamento as equipas móveis que fazem colheitas nos locais (especialmente lares).
Todas estas amostras são, depois, encaminhadas para o Laboratório de Análises Clínicas da Universidade de Coimbra (UC), onde são realizados os testes de diagnóstico.
Segundo a UC, o laboratório tem dado resposta em 24 horas a todos os pedidos remetidos pela ARS do Centro e pelo CHUC – em média, cerca de 250 testes por dia.

Notícia completa na edição impressa de hoje

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.