Casa dos Pobres tem casos positivos e espera hoje por bateria de testes

Posted by
Spread the love

Três utentes da Casa dos Pobres de Coimbra estão infetados com o novo coronavírus. Dois outros foram, ontem, à Urgência do Hospital dos Covões e estão a aguardar os resultados dos testes. Quanto aos demais – utentes e funcionários –, só hoje deverão começar a ser testados.
O primeiro caso foi detetado na quarta-feira, dia 8. Um utente, com diversas patologias, foi à urgência e, no dia seguinte, a direção da Casa dos Pobres recebeu a confirmação. “Logo nesse dia, preenchemos a infinidade de formulários e remetemos às autoridades de saúde”, conta a presidente da IPSS.
Segundo Luísa Carvalho, a Casa dos Pobres fez tudo em tempo: iniciou o plano de contingência logo no início de março, dividindo os trabalhadores em duas equipas, a funcionar em espelho. E, “muito antes do estado de emergência, foram interditadas as visitas”, acrescentou.
Ora, “porque os utentes não foram à rua”, a responsável admite que o foco de contágio tenha sido iniciado em alguém da equipa, pelo que acha “inconcebível que ninguém tenha ainda sido testado”.
No domingo, entretanto, a Casa dos Pobres foi visitada por uma enfermeira da equipa de Saúde Pública da ARS. Os utentes foram sinalizados e as instalações foram avaliadas, tendo aquela responsável “entendido que havia condições para se manterem nas instalações”. Assim, foi decidido criar três zonas distintas e fechadas (uma para casos covid, outra para casos suspeitos e uma terceira livre).
Nesse mesmo domingo, dois utentes foram levados à urgência. Ambos deram positivo e, remetidos à Casa dos Pobres, estão em isolamento nos seus quartos. Dos dois casos de ontem, Luísa Carvalho tem particular receio de um utente, com múltiplas patologias e sintomas.

Notícia completa na edição impressa de hoje

One Comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.