1,5 milhões de euros de financiamento para pequenos produtores da CIM Região de Coimbra

Posted by
Spread the love

“Definir novos modelos de intervenção” perante a pandemia levou os Grupos de Ação Local (GAL) da Região de Coimbra (num total de sete) a reunir, por videoconferência.
Estes organismos, que resultam da associação de pequenos grupos de municípios, incluindo autarquias, empresas e instituições, decidiram dar “uma resposta imediata para ajuda aos pequenos produtores agrícolas, incentivando o reforço da proximidade com os consumidores, numa lógica da promoção dos circuitos curtos de comercialização e da qualificação dos mercados locais, adaptando-os aos novos tempos que se avizinham”.
O encontro integrou a ADELO, ADIBER, ADICES, Coimbra Mais Futuro, DUECEIRA, Pinhais do Zêzere e Terras de Sicó, em articulação com a Federação Minha Terra, “dando cumprimento ao compromisso que assumiram com as respetivas parcerias locais na elaboração das suas estratégias”.
Do encontro resultou o anúncio de que “estão disponíveis mais de 1,5 milhões de euros de ajudas no âmbito da Operação Cadeias Curtas e Mercados Locais do PDR2020”, através de candidaturas a fundos financeiros em concursos abertos pelos GAL da Região de Coimbra.

Todavia, perante a gravidade da situação económica, os GAL concluíram ainda pela necessidade de “serem disponibilizadas ajudas às micro e pequenas empresas dos restantes setores económicos, as quais se revelam de extrema relevância para a vitalidade dos territórios rurais e para a manutenção dos postos de trabalhos”.

Toda a informação na edição impressa do DIÁRIO AS BEIRAS de hoje, sábado, 18 de abril

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.