Opinião – Interesse mútuo

Posted by
Spread the love

A autarquia deve chegar a acordo com o Ginásio para a construção da piscina municipal?

Antes de mais, importa relembrar que a Figueira tem 11 piscinas municipais distribuídas pelas freguesias rurais do concelho. Por incrível que pareça, devemos ser dos concelhos com maior número de piscinas públicas do país.
Existem, atualmente ativas, 9 piscinas descobertas em Ferreira-a-Nova, Moinhos da Gândara, Quiaios, Alhadas, Maiorca, Tavarede (parque de campismo), Borda do Campo, Alqueidão e Marinha das Ondas e 2 piscinas cobertas, Alhadas e Paião, custando ao município mais de meio milhão de euros por ano para as manter.
Importa também referir que a atual piscina coberta do Ginásio Clube Figueirense (GCF) foi construída num terreno doado pela autarquia e que, apesar de ter uma gestão associativa, é considerada um equipamento de utilização coletiva e que tem servido bem a cidade. Posto isto, é oportuno questionar o motivo pelo qual foram construídas tantas piscinas fora da zona urbana e não foi construída mais nenhuma piscina coberta na cidade.
E esse motivo prende-se com o facto de, em 2004, data de todas as restantes construções, ter sido doado um outro terreno ao GCF para construir uma nova piscina para substituir a existente, recorrendo aos fundos comunitários disponíveis na altura, pois considerou-se que, havendo essa possibilidade por parte de uma associação desportiva, a Câmara poderia focar-se nas restantes freguesias.
Infelizmente para os figueirenses urbanos, e por motivos alheios à autarquia, a piscina acabou por nunca ser construída, ficando o terreno destinado a esse equipamento, tão importante para a cidade, sem a utilização para a qual foi doado. Sem financiamentos à vista nos últimos (e nos próximos) quadros comunitários e sem recursos financeiros próprios, a autarquia e o GCF não tiveram oportunidade, nos últimos 10 anos, de fazer a reclamada obra.
Após pagar 90 milhões de dívida, estima-se que, nos próximos anos, a autarquia tenha, finalmente, disponibilidade financeira própria para levar a cabo este projeto. Portanto, havendo um terreno disponível na localização ideal, e um genuíno interesse mútuo do GCF e da CMFF para que tal aconteça, tenho a certeza de que a piscina urbana coberta se irá materializar.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.