Figueirenses solidários com artistas de circo

Posted by

Foto: DB-J.A.

Uma dezena de adultos e duas crianças e vários animais domésticos vivem, desde o início do mês, nas caravanas do Circo Nederland, instalado no terreno do Ginásio Clube Figueirense (GCF). Estão a ser abastecidos com produtos alimentares pelo Núcleo da Figueira da Foz do Centro de Apoio ao Sem-Abrigo. Entretanto, na sequência de um apelo nas redes sociais, são muitos os figueirenses que estão a doar alimentos e outros bens de primeira necessidade.

O circo obteve licença da autarquia para atuar durante três dias – sexta-feira, sábado e domingo, no início do mês, impondo-lhe uma lotação máxima de 100 pessoas, no âmbito do plano municipal de contingência para o novo coronavírus. Os espetáculos, contudo, por falta de público, não se realizaram. Dias depois, foi decretado o estado de emergência.

Indagado pelo DIÁRIO AS BEIRAS sobre a permanência no local, João Paulo Monteiro, da gerência, afiançou que a família proprietária do circo tem residência fixa, “só para receber correspondência, na Holanda e em Sevilha [Espanha], porque são 12 meses na estrada, com espetáculos”.

Queixando-se da falta de apoios do Estado para o circo, que “também é cultura”, João Paulo Monteiro acrescentou que a opção de não partirem para um daqueles países foi tomada tendo em conta que “a deslocação é muito dispendiosa”.

Ginásio devolve dinheiro

A autarquia, apurou o DIÁRIO AS BEIRAS, vai solicitar à PSP que se desloque ao acampamento, a fim de aferir se reúne condições sanitárias. João Paulo Monteiro, contudo, garantiu que dispõem de água e eletricidade e que as caravanas estão equipadas com cassetes sanitárias.

O GCF, além de permitir a ocupação do terreno, vai devolver ao circo a metade da renda, paga antes dos espetáculos, que não realizaram, e prescindir da parte que não foi paga.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.