cuide de si – Covid-19–Informação para a comunidade

Posted by

A COVID-19 é a doença causada por um novo vírus denominado SARS-CoV-2, que pertence a uma família de vírus que causam infeções respiratórias. A doença provocada por este novo agente chama-se Covid-19. Atualmente, a comunidade científica ainda não identificou claramente todas as características do SARSCoV-2, contudo, a transmissão por contacto próximo com pessoas infetadas pelo vírus através de gotículas está amplamente confirmada. Assim, as medidas de higiene das mãos e de etiqueta respiratória são fundamentais para a prevenir a doença, reduzir a sua propagação e interromper as cadeias de transmissão. Deve tapar-se o nariz e a boca quando se espirra ou tosse (com um lenço de papel ou com o antebraço, mas nunca com as mãos); as mãos devem ser lavadas com frequência com água e sabão líquido; deve evitar-se a partilha de objetos pessoais nos quais tenha tocado (por exemplo o telemóvel) ou comida, com outras pessoas.
A disseminação da Covid 19 é muito rápida e em alguns casos, principalmente nos idosos e nas pessoas com doenças cardíacas, diabetes e doenças pulmonares, pode manifestar-se sob a forma de pneumonia grave e ser mesmo fatal.
Os sintomas de infeção mais comuns são ligeiros a moderados: febre (T>37,5ºC); tosse; dificuldade respiratória (falta de ar); fraqueza muscular e cefaleias (dores de cabeça) e a maioria das pessoas infetadas recupera sem sequelas.
Na infeção por este novo coronavírus, os antibióticos não têm efeito. O tratamento é dirigido aos sinais e sintomas que os doentes apresentam.
Se tiver risco de doença grave por COVID-19 deve permaneça em casa, mantendo a distância de outras pessoas. Se ficar doente, ligue para o SNS24 e seguir as indicações que forem dadas.
De acordo com a situação atual em Portugal, não está indicado o uso de máscara para proteção individual, exceto nas seguintes situações nos casos de suspeitos de infeção por Covid-19 e em pessoas que prestem cuidados a suspeitos de infeção por Covid-19.

Comments are closed.