Crianças carenciadas e famílias vulneráveis recebem cabazes alimentares

Spread the love

Crianças do escalão A e famílias em situação vulnerável começaram esta semana a receber cabazes alimentares do Município de Montemor-o-Velho, para enfrentar a pandemia da covid-19, foi ontem anunciado.
“Estamos a acompanhar a situação com responsabilidade e estamos a criar respostas que vão ao encontro das necessidades dos nossos munícipes, em especial dos que mais necessitam de apoio e se encontram em dificuldades”, refere um comunicado da autarquia.
Desde o encerramento das escolas que a câmara estava a distribuir as refeições em cinco pontos de recolha, com o Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Velho, instituições particulares de solidariedade social e juntas de freguesia, para acautelar o apoio alimentare beneficiários do escalão A de Ação Social Escolar “e minimizar as deslocações”.
“Agora, vamos ainda mais longe, e pensando nos alunos e nas suas famílias queremos que estejam seguros e que não passem dificuldades acrescidas”, acrescentou o presidente da câmara, Emílio Torrão, citado no comunicado.
Os encarregados de educação que pretendam, em algum momento, beneficiar deste serviço, e que cumpram os requisitos legais, devem solicitá-lo através de correio eletrónico ou contacto telefónico.
Durante a semana, a autarquia entregou cabazes alimentares a 60 crianças do escalão A dos apoios sociais do pré-escolar e 1.º ciclo do ensino básico.

Linha de apoio 24 horas
Paralelamente, a Câmara Municipal de Montemor-o-Velho está a trabalhar para acompanhar os cidadãos seniores mais dependentes, com doenças crónicas ou oncológicas e pessoas dependentes sem retaguarda familiar ou institucional, tendo diariamente em funcionamento, durante as 24 horas, uma linha de apoio social com o número 930409584.
Além de apoio e esclarecimento de dúvidas, a linha permite apoiar na aquisição e entrega de medicação e outros bens, assim como de receituário em articulação com os serviços de saúde.
A nota indica que o município tem vindo a fazer “uma identificação rigorosa das situações de risco para criar um programa de apoio aos seniores que estão em situação de isolamento”.
A Câmara está também a atribuir equipamentos de teleassistência “em situações de isolamento social e com graves problemas de saúde” e a desenvolver esforços, com outras entidades, para proteger vítimas de violência doméstica.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.