Covid-19: Lousã encerra serviços e cancela feira semanal

Posted by
Spread the love

O município da Lousã, no distrito de Coimbra, decidiu encerrar a piscina municipal, a biblioteca Comendador Montenegro, pavilhões desportivos, museus e as visitas ao castelo por causa da pandemia de Covid-19, foi hoje anunciado.

No despacho assinado hoje pelo presidente da Câmara, Luís Antunes, são também cancelados a feira e o mercado semanal e todas as atividades do projeto “Lousã a Mexer +”.

“Reforçamos ainda que a deslocação aos serviços municipais, nomeadamente ao edifício dos Paços do Concelho e Serviços de Educação e Ação Social, só deverá ser efetuada em situações urgentes e inadiáveis, devendo-se privilegiar o uso dos contactos telefónicos ou de email”, refere o documento, a que a agência Lusa teve acesso.

Para evitar deslocações aos serviços, nomeadamente para efetuar pagamentos de taxas referentes à ação social escolar, como por exemplo ATL e refeições escolares), uso de equipamentos e outros, o município refere que os prazos podem ser flexibilizados “sem prejuízo para os munícipes/utentes dos serviços, podendo ser adiados” enquanto durar o período de exceção.

“Os trabalhadores de todos os equipamentos municipais irão manter-se ao serviço. As taxas pagas pelos munícipes para utilização das instalações, nomeadamente Piscina Municipal e Pavilhões Municipais serão ajustadas em função desta necessidade de encerramento”, determina o despacho.

Segundo o documento, o conjunto destas medidas “será alvo de revisão à medida que as circunstâncias epidemiológicas evoluírem e em função das orientações emanadas pela Direção-Geral da Saúde”.

“Esta situação não deve ser encarada com alarmismo, mas sim com prudência e responsabilidade, adotando as recomendações das entidades oficiais, por forma a que, em conjunto, possamos lidar da melhor forma com a situação”, conclui.

O novo coronavírus responsável pela Covid-19 foi detetado em dezembro de 2019, na China, e já provocou mais de 4.600 mortos em todo o mundo, levando a Organização Mundial de Saúde a declarar a doença como pandemia.

Em Portugal, a Direção-Geral da Saúde atualizou hoje o número de infetados, que registou o maior aumento num dia (19), ao passar de 59 para 78, dos quais 69 estão internados.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.