Covid-19: Figueira da Foz tem plataforma digital para facilitar entrega de refeições em casa

Posted by

FOTO DR

A associação empresarial da Figueira da Foz criou uma plataforma digital para facilitar que restaurantes e outras empresas façam entregas ao domicílio, contribuindo para conter a pandemia da covid-19, informou hoje a instituição.

O presidente da Associação Comercial e Industrial da Figueira da Foz (ACIFF), Nuno Lopes, disse à agência Lusa que a plataforma “Figueira On” começou a funcionar, na segunda-feira, para “dar resposta às carências da comunidade”.

Por outro lado, esta será também uma forma de “apoiar economicamente as empresas”, designadamente os restaurantes, que estão “impedidos de ter a porta aberta”, enquanto vigorar o estado de emergência anunciado na semana passada pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, com efeitos a partir das 00:00 de quinta-feira.

“Os menos jovens, que estão com mobilidade reduzida e com incapacidade de preparar as suas refeições”, dispõem agora desta alternativa de “take away” e diversas compras “online”, não precisando de sair de casa, salientou Nuno Lopes.

Num primeiro momento, inscreveram-se cerca de 15 restaurantes na plataforma, mas outros poderão aderir logo que “tenham preparado as suas equipas” para confecionar e entregar as refeições ao domicílio.

“Nós continuamos aqui para si!”, anuncia a ACIFF no espaço digital criado com esse fim, que terá igualmente utilidade para outras pessoas isoladas em casa, em regime de teletrabalho ou a acompanhar crianças cujas escolas e creches estão encerradas, por exemplo.

O novo serviço, segundo Nuno Lopes, facilita ainda a vida a “quem não tem possibilidades económicas” e recebe apoio social da Câmara Municipal da Figueira da Foz, no distrito de Coimbra.

A ACIFF avançou para a criação da plataforma na sequência de pedidos da comunidade junto da associação e da autarquia, presidida por Carlos Monteiro.

Aberta a lojas de outros setores, a iniciativa “apenas alivia” os atuais problemas da população.

Mas pode igualmente ser uma ajuda para que as pessoas, além de enfrentarem a ameaça da pandemia, “não percam também o discernimento e a esperança”, afirmou.

Para o empresário, importa “não deixar morrer a economia e controlar” a propagação do novo coronavírus.

O site “Figueira On” tem o seguinte endereço: https://www.figueiraon.com/ .

Em Portugal, há 30 mortes, mais sete do que na véspera, e 2.362 infeções confirmadas, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde, que regista mais 302 casos do que na segunda-feira.

Dos infetados, 203 estão internados, 48 dos quais em unidades de cuidados intensivos, e há 22 doentes que já recuperaram.

Portugal encontra-se em estado de emergência desde as 00:00 de quinta-feira e até às 23:59 de 02 de abril.

Além disso, o Governo declarou no dia 17 o estado de calamidade pública para o concelho de Ovar.

One Comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.