Comissão de Utentes alerta para falta de médicos de família em Penacova

Posted by
Spread the love

Milhares de pessoas ficarão sem médico de família em Penacova devido à aposentação de três destes profissionais, alertou hoje a Comissão de Utentes do Centro de Saúde local.

Em comunicado, a comissão exige “a rápida resolução deste grave problema, colocando os recursos humanos necessários ao pleno funcionamento do Centro de Saúde” deste município do distrito de Coimbra, que tinha nove médicos.

Um deles aposentou-se em janeiro e mais dois pediram a aposentação em fevereiro.

“Fala-se ainda que um quarto médico sairá do Centro de Saúde brevemente, colocando ainda mais utentes sem cuidados de saúde. No total, estas ausências deixarão mais de metade da população de Penacova sem cuidados de saúde de qualidade e proximidade”, segundo a nota.

A Comissão de Utentes adianta que os utentes “não podem esperar mais” e que vai exigir a resolução do problema ao Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Baixo Mondego, à Administração Regional de Saúde (ARS) do Centro e ao Ministério da Saúde.

Composto por várias extensões, o Centro de Saúde de Penacova serve 13 mil pessoas, num concelho com mais de 14 mil habitantes, “possibilitando no essencial uma cobertura de proximidade”.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.