Centenas de populares de Penacova na rua contra o aumento do preço da água e do saneamento

Posted by
Spread the love

A Assembleia Municipal de Penacova realizou-se ontem, sábado, na rua, em frente aos Paços do Concelho, devido ao protesto de centenas de pessoas contra o aumento da fatura da água, valores atualizados em 2020.

A alteração resulta da transferência de competências na gestão do abastecimento da água e saneamento da autarquia para a APIN, Empresa Intermunicipal de Ambiente do Pinhal Interior, que integra outros 10 municípios. A contestação ao aumento dos tarifários tem-se feito ouvir em outros concelhos, mas foi em Penacova que a população saiu à rua.

A APIN é constituída exclusivamente por capitais públicos dos municípios de Penacova, Góis, Lousã, Pampilhosa da Serra, Pedrógão Grande, Penela, Vila Nova de Poiares, Alvaiázere, Ansião, Castanheira de Pera e Figueiró dos Vinhos.

Uma das principais queixas da população é a cobrança de taxa de saneamento em casas com fossas sépticas de gestão própria.

Em comunicado, a APIN responde que “os utilizadores poderão solicitar que o serviço de limpeza de fossas sépticas deixe de ser faturado mensalmente através da aplicação das tarifas fixa e variável previstas no tarifário em vigor, necessitando apenas de entregar o respetivo requerimento em qualquer altura (Serviço de Limpeza de Fossas Sépticas)”

Ontem, perante a população, o presidente da Câmara Municipal de Penacova, Humberto Oliveira, explicou que os aumentos são inevitáveis devido ao acumular de parte dos custos de gestão nas autarquias, ao longo de anos, sem que a totalidade do valor se repercutisse na fatura do consumidor final.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.