Mensagens em vez de flores para celebrar o Dia da Mulher

FOTO DB/CARLOS JORGE MONTEIRO

Não será com “discursos ocos”, “variedades passadistas” ou flores que o Movimento Cidadãos por Coimbra (CpC) assinala, na próxima semana, o Dia Internacional da Mulher.

“As flores murcham muito rapidamente e não têm capacidade de polonizar o resto da sociedade”, disse ontem Jorge Gouveia Monteiro, coordenador do CpC. Por isso, o movimento vai optar por ações diretas em vários locais de trabalho e de residência, distribuindo com mensagens positivas “para a construção de uma sociedade mais igualitária, mais livre e mais fraterna”.

A campanha decorre nos dias 4 a 5 de março e passa por locais como a lavandaria do CHUC, o Centro Distrital da Segurança Social, a Baixa de Coimbra, as paragens de autocarro da Beira-rio e Palácio da Justiça, a Câmara Municipal, no Mercado D. Pedro V e o apeadeiro de São José.

Versão completa na edição impressa

8 Comments

  1. lucilia barroso says:

    Mas têm alguma coisa a ver com o gesto simpático e elegante de se oferecer flores para assinalar o dia e mostrar às mulheres alguma sensibilidade? Tudo o que se puder fazer para assinalar este dia é válido nos outros 364 dias do ano. Se não gostam de flores, respeito, mas não façam publicidade negativa a isso pois revela mau gosto e insensibilidade. Fiquem sabendo que milhões de mulheres neste mundo a única coisa que querem neste dia é uma simples flor. Fartas de discursos hipócritas e de políticos fingidos estão elas. Sobretudo os que só dão a cara uma vez por ano para mostrar que se interessam pelas questões da desigualdade.

  2. isabel ruivo says:

    subscrevo o que acaba de ser escrito….cambada de hipócritas….

  3. Beatriz Pato says:

    Se tivessem um pouco de sensibilidade saberiam que oferecer uma simples flor a uma Mulher neste dia ou em qualquer outro a faz sentir respeitada e reconhecida. E é tão bom receber um sorriso em troca de uma flor…

  4. Cláudia Marinho says:

    Ainda gostava que esse senhor me dissesse qual o problema de se oferecer uma flor…. substituir por “mensagens”??? Diga me por acaso se com tantas campanhas de sensibilização para a violência doméstica ela diminuiu???? Não! Diga me se com falinhas mansas se resolvem problemas…..digo vos eu que não!!! Mas cada um livre de fazer o qur entender….agora Sr. João Gouveia limite se a manter a sua opinião, a fazer o que bem entender e a tentar “polinizar” a sociedade ou as mulheres com palavras ou mensagens que eu nisso não me meto nem o impeço!

    O meu trabalho e das restantes colegas deste país é tão digno como o julgo ser o seu…. esse tipo de campanha só lhe fica mal pelo desrespeito que dá a entender manifestar pelo nosso trabalho! Lembre se do ditado antigo que diz: palavras leva as o vento!

  5. Tal como qualquer ser vivo, as flores morrem, mas esta personagem que dá pelo nome de João Gouveia Monteiro, que também tem se ter em conta que palavras leva-as o vento, ou seja rapidamente desaparecem….. Que numa lhe ofereçam flores pois estas merecem melhor destino.

  6. Miguel braz says:

    Gente que ninguém conhece a querer aparecer, enfim é o que temos neste país, hipócritas, vendedores da banha da cobra…era darem-lhes com um molho de flores murchas no focinho até elas ficarem viçosas novamente…

  7. Não posso passar sem deixar aqui a minha indignação… então
    “As flores murcham muito rapidamente e não têm capacidade de polonizar o resto da sociedade.” isto NÃO FAZ SENTIDO nenhum sr. João Gouveia Monteiro e se realmente vai distribuir “mensagens positivas” é bom que fique sabendo que as mensagem mais positivas são acompanhadas por FLORES e muitas das vezes nem se precisa dizer nada, pois o simples gesto da oferta de FLORES já diz tudo. As FLORES estão presentes em todos os acontecimentos importantes da nossa vida, pela sua cor, forma e fragância elas têm a capacidade de expressar os nossos melhores sentimentos e emoções, estas despertam alegria, sorrisos, pensamentos positivos, dá-nos energia e trás mais encanto as nossas vidas… CELEBRAR O DIA INTERNACIONAL DA MULHER sem FLORES… sinceramente… Tal ideia só poderia vir de uma mente cinzenta… de um Homem…

  8. Cátia Costa says:

    Não consigo ficar indiferente ao comentário deste senhor coordenador do CpC.

    Pergunto eu se ele por acaso algum dia ofereceu flores?!

    Na minha mais modesta opinião, concerteza que não! Pois este senhor não sabe o poder que as flores transmitem. Este senhor desconhece que a flor é unica, pode ser oferecida em diversas formas e por inúmeros motivos.

    Agora questiono!

    Porque será que quando temos alguém doente optamos por levar flores?

    Porque será que quando não temos ideia do que oferecer nos lembramos que flores vai sempre bem e a pessoa vai sorrir e gostar?

    Porque será que num funeral se leva flores?

    Senhor coordenador a mensagem é importante, mas a flor se for dada com carinho, amor e muito respeito será cuidada e durará mais do que o senhor imagina!

    Flores transmitem emoções, são gestos benéficos ao coração!

    Só quem algum dia ofereceu ou recebeu flores, vai entender o que estou a transmitir.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.