História das Invasões Francesas é atração turística na fronteira com Espanha

Posted by

Reúnem-se hoje e amanhã em Ciudad Rodrigo (Espanha) as delegações dos dois países que estão envolvidas no projeto de promoção turística ibérica com base na história das Invasões Napoleónicas.
O objetivo é atrair o turismo de âmbito histórico e militar, o que é possível através de financiamento comunitário para o designado Programa Operativo de Cooperação Transfronteiriça Espanha-Portugal (POCTEP).
Com um orçamento de 711 mil euros, financiado em 75% pelo fundo FEDER – Programa Interreg (2014-2020), o NAPOCTEP (Napoleão+POCTEP) foi apresentado na Mata do Bussaco, em julho de 2019, e está a decorrer ao longo de dois anos.

Rota pelos lugares
das batalhas históricas
A reunião do 2.º comité de direção do projeto tem lugar numa cidade espanhola muito próxima da fronteira, local simbólico no desenvolvimento da designada Guerra da Independência.
Para além do projeto de rotas napoleónicas, serão apresentados outros projetos de interesse, com os quais se pretendem criar sinergias, tais como o sítio Siega Verde, o projeto de rotas ciclísticas Eurovelo ou o consórcio Almeida Walled Cities-Ciudad Rodrigo e Paradores Nacionales.
José Carlos Alexandrino, presidente da CIM Região de Coimbra, Jorge Brito, secretário executivo da CIM Região de Coimbra, Pedro Machado, presidente da Entidade Regional Turismo Centro de Portugal, José Alberto Quintino, presidente da Câmara Municipal de Sobral de Monte Agraço, Estrella Torrecilla, diretora geral de Turismo da Junta de Castilla y León e Marcos Iglesias, presidente do Município de Ciudad Rodrigo, participarão nesta apresentação.

Notícia completa na edição impressa de hoje

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.