CELIUM festeja bodas de prata com os olhos postos no futuro

Posted by
Spread the love

DR

A meio da década de 1990, um grupo de pessoas de Ceira juntou-se para criar uma resposta às necessidades de apoio social na freguesia. O impulso chegou da Junta, então presidida por Horácio Santiago. Ele próprio e 13 outros ceirenses integraram a Comissão de Apoio para a Ação Social. E, entre muitas outras iniciativas, decidiu criar a CELIUM – Instituição Particular de Solidariedade Social.

25 anos depois, a IPSS cresceu, construiu respostas sociais em vários domínios e tornou-se uma instituição incontornável na freguesia e no concelho.

Ontem, 16 de fevereiro, a CELIUM deu início ao programa de comemoração das Bodas de Prata, que vão prolongar-se por quase um ano. Assim, de manhã, houve missa na Igreja Paroquial de Ceira e foi lançada mais uma campanha de angariação de sócios. Entretanto, ao almoço, utentes, familiares e convidados puderam degustar com uma sopa à lavrador.

As comemorações vão continuar até 16 de janeiro de 2021 e prosseguem já a 8 de abril, com a realização de um colóquio subordinado ao tema “Os idosos de amanhã”.

O futuro é, de resto, uma preocupação da IPSS. Atualmente com valências de Centro de Dia, Apoio Domiciliário, ATL e Creche, em instalações muito bem localizadas, no coração de Ceira, a CELIUM já tem no horizonte um projeto de construção de um lar residencial e de uma unidade de cuidados continuados.

Pode ler a notícia completa na edição em papel desta segunda-feira, 17 de fevereiro, do Diário As Beiras

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.