Opinião: Que solução defende para voos comerciais na Região Centro? – Haja decisão!

Antes de podermos começar a responder à pergunta que nos é colocada esta semana, é necessário considerar algumas outras:
– faz sentido sequer pensar em despender energias a considerar a questão?
– é sustentável (económica e ambientalmente) uma oferta de voos comerciais na região centro?
– existe uma região centro?
Como me parece que poderemos responder afirmativamente a estas questões prévias, valerá a pena colocar mais algumas:
– o fracasso atual económico de Beja pode ser considerado para uma decisão neste caso?
– um aeroporto na região centro inviabiliza o do Montijo?
– é possível abrir a Base Aérea de Monte Real à aviação civil?
– ainda que a resposta à questão anterior seja afirmativa, é preferível, quer economicamente quer por razões de segurança, construir um aeroporto de raiz?
– optando por uma das duas possibilidades anteriores, o investimento será sobretudo público ou privado ? Nacional ou internacional?
– a localização deve ter em conta sobretudo razões turísticas? Ou comerciais? Ou outra(s)?
Ora, à luz da informação que temos hoje, defendo a opção Monte Real (sim, a coabitação pista civil/militar existe pela Europa e pelo Mundo fora – por exemplo Bruxelas, por onde passam todos os decisores políticos comunitários), porque é a mais económica, sustentável e estratégica, tendo em conta os diferentes players envolvidos.
Embora telegraficamente, opção mais económica porque, ao contrário de Beja, os previstos €20 milhões nem necessitariam de vir do orçamento de Estado (pelo menos diretamente), uma vez que, quer empresários da região quer algumas autarquias já os admitiram assegurar, para além de ser necessário considerar os enormes e crescentes benefícios para o desenvolvimento do turismo (só o religioso representa 8 milhões de visitantes anuais), da indústria, do comércio e dos serviços desta região.
Mais sustentável porque é a solução que representa menor impacto ambiental – não destrói nenhuma reserva ecológica nacional e a pista já lá está. Estrategicamente melhor porque é a que geograficamente apresenta um melhor denominador comum, tendo em conta todos os interesses envolvidos.

2 Comments

  1. Haja alguém que se insurja, que faça barulho, essa história do Montijo, para que mais um aeroporto em Lisboa?! Não chega o que lá está!? Leiria, precisa muito mais , por tudo e mais alguma coisa, acim

    a de tudo pelas pessoas da região centro que ao contrário dos lisboetas tem de fazer KMS para se deslocar para um aeroporto, as empresas da zona de Leiria movimentam milhões de euros, Fátima idem, o turismo do litoral centro precisa de um aeroporto, que não seja um fantasma como o de Beja. Façam alguma coisa srs empresários, faca alguma coisa Sr Pedro Machado, turismo do centro de Portugal , e a nossa senhora de Fátima já agora também podia dar uma mãozinha.. Santana Lopes volta para a figueira da foz, põe a zona centro no mapa de novo 🇵🇹🇵🇹

  2. Arnaldo Baptista says:

    Sim, faz todo o sentido pensar uma solução aeroportuária para a região Centro do País. Cria alternativas e pode desanuviar o General Humberto Delgado, uma estrutura aligeirada com custos controlados ao alcance financeiro da região, esforço compensado com o aumento exponencial espectável do dinamismo económico daí resultante. Só por má fé se pode estabelecer paralelo com Beja e o seu falhanço. …

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