Opinião: Um abraço que levou quase vinte anos em travessia atlântica

Posted by
Spread the love

Na altura a que me reporto vivia-se um tempo de mitos e falácias sobre os malefícios dos pesos e halteres refutados, com muita autoridade, pelo Professor José Maria Santarem, reputadíssimo especialistas a nível mundial sobre os efeitos benéficos do treinamento com pesos e halteres.
Colho do seu extenso e valioso currículo pequena notas: José Maria Santarem é doutorado em Medicina, pela Universidade de São Paulo, especialista em Fisiatra e Reumatologia. Coordenador dos cursos de pós-graduação em Fisiologia do Exercício Físico e Treinamento Resistido na Saúde, na Doença e no Envelhecimento no Centro de Estudos em Ciências da Actividade Física, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Dirige actualmente o Instituto Biodelta, instituição dedicada às aplicações, ensino e pesquisa do treinamento resistido.
É autor do livro “Musculação em todas as idades” ( 1ªa edição, 2012 ), merecedor, entre outras, da seguinte referência: “Há um paradoxo que identifica o entendimento de progresso, caracterizado por um evidente desenvolvimento cognitivo concomitante a uma progressiva redução da capacidade física dos seres humanos, cuja longevidade se implementou mais no último seculo do que nos que o precederam .
Nesta obra, Santarem mostra a magnitude dos efeitos do sedentarismo e a forma mais adequada de preveni-lo ou reverte-lo em prol de um envelhecimento saudável” (Wilson Jacob Filho, Professor Titular de Geriatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo).
Em edição de 1973, questionei no meu livro, “Os Pesos e Halteres, a função cardiopulmonar e o doutor Cooper” (edição de 1973 ), as críticas feitas, por Kenneth Cooper aos exercícios com resistências progressivas, no seu livro, “Aptidão Física em qualquer idade”, de que cito : “Os halterofilistas representam apenas a aptidão muscular tendo a motivação certa, mas a orientação errada, por estarem presos ao mito de que a musculatura forte ou a agilidade significam aptidão física. Eis um dos maiores enganos no campo do exercício”.
Anos mais tarde, encontrei respaldo sólido para a minha fidelidade aos pesos e halteres nos trabalhos de investigação do Professor Santarem sobre a sua prática na melhoria e manutenção da forma física dos seus executantes. Sendo eu, ao tempo, docente da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra ( 2002 ) que melhor personalidade da Fisiologia do Exercício Físico para se pronunciar sobre o meu livro? Passado pouco tempo do seu envio recebi do Professor Santarem o seguinte maili:
“Com muita alegria recebi o seu livro e a sua carta. Nossos ideais são comuns, e nossas dificuldades históricas também. Felizmente hoje as evidências nos apoiam e somos ouvidos, mas é sempre emocionante lembrar os tempos em que éramos quase ignorados, Gostei muito do seu texto que, naturalmente, deve ser lido com a lembrança da situação do conhecimento de então. Como me pediu, segue em anexo um texto meu actual, é um capítulo de um livro de medicina do esporte, ainda a ser editado. Meu desejo é que um dia nos possamos encontrar e rir bastante com as dificuldades do passado. Um fraterno abraço. Santarem”.
Por escassos dias, esteve o Professor Santarem neste fim-de-ano de visita a Portugal tendo-me visitado e dado um abraço ao deslocar-se à minha residência em Coimbra onde me encontro imobilizado temporariamente numa cadeira de rodas, após uma queda ao levantar-me da cama de supetão. Óptimo regresso ao Brasil. Bem haja pela sua visita amiga que muito me honrou e conforto me trouxe. Como sentenciou Francis Bacon, “as amizades duplicam alegrias e dividem as tristezas”. Eu tive a prova disso mesmo pela nobreza que a Amizade representa para si em horas de infortúnio dos amigos!

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.