Encontro Mundial reúne em Coimbra jovens pianistas de mais de 20 países

Posted by

FOTO DR

A quinta edição do Coimbra World Piano Meeting decorre de 1 a 8 de fevereiro e junta 100 jovens pianistas de mais de 20 países, anunciou a organização do evento.

Este ano, o evento regista “o maior número” de sempre de participantes, disse à agência Lusa o subdiretor artístico da Academia Internacional de Música Aquiles Delle Vigne, entidade que organiza o encontro.

Manuel Araújo salienta “a variedade” geográfica dos participantes no encontro, registando-se cerca de 30 pianistas da Ásia e cerca de 15 da América do Norte.

“Há muitas pessoas que já vieram a outros encontros e decidem repetir, e depois há o passa a palavra”, explicou, referindo que os pianistas inscritos têm idades entre os oito e os 40 anos, estando a maior parte dos participantes na faixa etária entre os 20 e os 30 anos.

O Coimbra World Piano Meeting “é considerado um evento único à escala mundial, que reúne os maiores mestres de piano do mundo, bem como o maior número de jovens pianistas inscritos”, salienta a organização, na nota de imprensa enviada à agência Lusa.

Ao longo do evento, vão decorrer aulas, concertos (dois dos quais sinfónicos e acompanhados pela Orquestra Clássica do Centro e pela Orquestra Filarmónica das Beiras) e uma competição de piano.

O concerto de abertura, a cargo da Orquestra Clássica do Centro, realiza-se em 2 de fevereiro, às 18H00, no Convento São Francisco, num programa que inclui uma homenagem a Beethoven, no ano em que se comemoram os 250 anos do nascimento do compositor alemão.

No fim do encontro, é eleito e premiado o melhor jovem talento que participou no evento.

A maioria dos concertos são de entrada livre.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.