2019 foi o melhor ano do turismo no Centro

FOTO DR

No que diz respeito à atividade turística, 2019 terá sido o melhor ano de sempre no Centro de Portugal. Quem o afirma é a entidade Turismo Centro de Portugal, que faz um balanço “extremamente positivo” do ano passado.

Realçando 2019 como um excelente período na “promoção da região enquanto destino turístico”, a organização destaca os “indicadores favoráveis são patentes tanto a nível dos resultados estatísticos da procura turística como nos prémios e distinções conquistados pela região ao longo do ano”.

O balanço é corroborado pelos números do Instituto Nacional de Estatística (INE). Segundo o instituto, entre janeiro e outubro foram contabilizados 3,58 milhões de hóspedes na região, mais 5,17% do que no mesmo período de 2018, altura em que se registaram 3,41 milhões. “De notar que em 2017, ano da visita do Papa Francisco a Fátima, nos mesmos 10 primeiros meses houve 3,36 milhões de hóspedes. Recuando no tempo, verifica-se, a título de exemplo, que entre janeiro e outubro de 2013 os hóspedes no Centro de Portugal não chegaram aos 2 milhões (1,96 milhões) – um crescimento de 82,46% em seis anos”, recorda o Turismo Centro de Portugal.

Os dados disponíveis apontam, também, para o mesmo nível de crescimento no número de dormidas, registando-se uma subida de 4,15 por cento entre 2018 e 2019, e de 74,36 por cento em relação a 2013, bem como um aumento de 6,17 por cento nos proveitos totais da atividade turística no Centro de Portugal, que ultrapassaram os 310 milhões de euros.

 

Notícia completa na edição impressa

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.