Sistema Multimunicipal do Pinhal Interior Norte faz aumentar preço da água em 10%

Posted by
Spread the love

A APIN – Empresa Intermunicipal de Ambiente do Pinhal Interior Norte – formada por 11 municípios dos distritos de Coimbra e norte do distrito de Leiria – vai aumentar o preço da água em cerca de 10% no início de 2020, foi ontem anunciado.
É uma consequência da correção do valor do défice tarifário dos 11 concelhos aderentes: Góis, Lousã, Pampilhosa da Serra, Pedrógão Grande, Penacova, Penela e Vila Nova de Poiares, Alvaiázere, Ansião, Castanheira de Pêra, Figueiró dos Vinhos. No total, o défice atinge seis milhões de euros anuais, valor que tem de ser eliminado por determinação da entidade reguladora, explicou, em conferência de imprensa, o edil da Câmara de Penacova, Humberto Oliveira, também presidente do conselho de administração da APIN, juntamente com as autarquias de Lousã e Penela.
“As tarifas vão aumentar em média 10% em todos os concelhos, embora nuns seja maior do que noutros, tudo dependendo do ajustamento que cada um tem de fazer para que o preço passe a ser igual em todos os 11 municípios”, referiu o autarca, na apresentação oficial da APIN em Penela, onde está sediada. No entanto, os municípios vão manter o tarifário social e para famílias numerosas e instituições.

Criada em 2018 para gerir os serviços de abastecimento de água, de saneamento e resíduos sólidos, a empresa de capitais públicos assume-se como estrutura reconhecida pelas regras europeias para apresentar candidaturas destinadas ao investimento que se impõe, só possível através de candidaturas ao POSEUR.

Toda a informação na edição impressa de hoje, 13 de dezembro de 2019, do DIÁRIO AS BEIRAS

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.