Prémio Joaquim de Carvalho atribuído a obra de Jorge de Alarcão

Spread the love

A obra A Lusitânia e a Galécia. Do séc. II a.C. ao séc. VI d.C., de Jorge de Alarcão, é a vencedora da 10.ª edição do Prémio Joaquim de Carvalho, instituído pela Imprensa da Universidade de Coimbra (IUC). O galardão será entregue na próxima quarta-feira (dia 11), pelas 11H00, na Sala do Senado da UC.

O Prémio Joaquim de Carvalho, no valor de 3000 euros, distingue trabalhos de investigação ou divulgação científica que tenham sido publicadas pela Imprensa da Universidade de Coimbra no ano imediatamente anterior. Este galardão homenageia uma figura ímpar da história da IUC: ilustre académico humanista, republicano e demoliberal, Joaquim de Carvalho foi o seu último administrador antes da extinção decretada em 1934 pelo então primeiro-ministro António de Oliveira Salazar [a IUC só seria reativada em 1998].

Selecionada entre as mais de 70 obras publicadas pela Imprensa da UC em 2018, A Lusitânia e a Galécia. Do séc. II a.C. ao séc. VI d.C. destaca-se pela sua excelência e “dimensão de prestígio nacional e internacional, exprimindo o culminar da longa carreira de Jorge de Alarcão enquanto exímio especialista na área de Arqueologia”, justifica o júri multidisciplinar, que decidiu, por unanimidade, atribuir-lhe a distinção.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.