Grupo de investigação caracteriza estado de saúde da população de 60 municípios

Posted by
Spread the love

Um grupo de investigação da Universidade de Coimbra vai caracterizar o estado de saúde e determinantes de saúde de cerca de 60 concelhos pertencentes à Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis (RPMS).

Amanhã, será assinado, em Coimbra, um protocolo de colaboração entre a RPMS e a Universidade de Coimbra, com o objetivo de criar um “Atlas de Saúde” para os municípios desta rede, anunciou o Grupo de Investigação em Geografia da Saúde, do Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território, responsável pelo projeto, em nota de imprensa enviada à agência Lusa.

Segundo a mesma nota, e que permitirá “desenvolver um conjunto de instrumentos de suporte à decisão política no âmbito da promoção da saúde” das autarquias envolvidas.

De acordo com a coordenadora do projeto, Paula Santana, esta “é a primeira vez que este tipo de estudo é feito no âmbito da rede”, permitindo criar uma plataforma ‘online’ de conhecimento, “que é atualizável sempre que haja nova informação disponível”.

Com a plataforma, os municípios “vão ter informação de base para políticas, sendo uma ferramenta de apoio à tomada de decisão e definição de áreas de intervenção prioritária”, esclareceu.

Para além de indicadores e de um perfil de desempenho de cada município nos múltiplos determinantes da saúde, haverá, paralelamente, “uma análise das políticas”, sendo uma plataforma interativa que permite “até ter simulações de intervenções”, afirmou à agência Lusa a responsável.

A plataforma estará em bilingue (português e inglês), com informação disponibilizada através de diferentes formas, como gráficos ou mapas, havendo áreas protegidas, de acesso apenas para os municípios ou pessoas envolvidas diretamente com a gestão do município, explicou Paula Santana.

O projeto, que contará com a participação de oito investigadores, é financiado pelos municípios da RPMS.

O protocolo será celebrado amanhã, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.