Governo reforça em Coimbra investimento na “ciência curativa”

FOTO DB/CARLOS JORGE MONTEIRO

“A Ciência cura!”. Foi com esta convicção, reiterada esta quinta-feira pelo ministro Manuel Heitor, em Coimbra, que o Governo decidiu reforçar o investimento nas instituições do Ensino Superior em 55 milhões de euros.
Para 2020, confirmou o responsável pela Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, a verba prevista na proposta de Orçamento de Estado para esta matéria será de cerca de 1.160 milhões de euros, e, “até 2023, haverá um aumento estável de dois por cento ao ano”.
“Esta área da física médica vem mostrar cada vez mais que a ciência cura. Hoje, o conhecimento cura! Assinámos, há cerca de duas semanas, um contrato de legislatura com as instituições de ensino superior e vamos honrar esse compromisso. Até 2030 queremos duplicar o investimento público na ciência”, adiantou o ministro.
À margem da conferência “New Challengers in Medical Physics”, promovida pelo Programa UT Austin Portugal, Manuel Heitor, que se deslocou ao Polo III da Universidade de Coimbra para encerrar o primeiro de dois dias de encontro, destacou a importância de debater a física médica e novas tecnologias aplicadas à ciência, com o “propósito maior” de “salvar vidas”.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.