Cooperação transfronteiriça avança no 10.º aniversário da EUROACE

Spread the love

Passaram-se 10 anos desde a constituição da eurorregião, circunstância que ficou marcada nas dezenas de atividades levadas a cabo durante este ano pelos Gabinetes de Iniciativas Transfronteiriças do Alentejo, Centro e Extremadura, que ajudaram a dinamizar a cooperação entre as três regiões da Euroace.

Neste quadro de atividades, a cooperação de âmbito cultural foi uma constante na eurorregião neste ano de 2019. Aos mais antigos festivais ibéricos de cinema e de música, com várias décadas de história, juntam-se iniciativas mais recentes como o festival de cinema Periferias, entre Marvão e Valência de Alcântara, o Circuito Ibérico de Artes Cénicas, os encontros de artistas plásticos das três regiões, e outras iniciativas como o concurso de fotografia sobre o Património Cultural e Natural da Euroace, desenvolvido em conjunto com o Centro Unesco da Extremadura, e a exposição daí resultante, que irá percorrer as três regiões.

Para além disso, para dinamizar a cooperação cultural, foi celebrado mais uma vez o Dia de Portugal na Extremadura, com música, arte, literatura e programas sobre a gastronomia do país vizinho que foram exibidos na televisão pública extremenha.

O ano de 2019 foi também um ano para que as gerações mais jovens atravessassem a fronteira que partilhamos. Pela primeira vez, foi celebrada uma Olimpíada Raiana em Valência de Alcântara, que reuniu mais de 700 estudantes dos dois lados da fronteira.

Por sua vez, vão-se consolidando projetos como o Jovens Jornalistas da Euroace, no qual cerca de 450 jovens das três regiões puderam praticar a língua do país vizinho, redigir notícias da sua envolvente contextual e vê-las publicadas na imprensa digital da sua região.

Também em 2019, em Castelo Branco, 170 estudantes de Artes e Música de escolas secundárias da EUROACE comemoraram o Dia da Europa; e, ainda, graças aos 29 encontros escolares organizados pelo Gabinete de Iniciativas Transfronteiriças, cerca de 3000 estudantes e professores das três regiões partilharam um dia de atividades nas escolas portuguesas.

No âmbito da economia também foram apoiadas várias iniciativas, como o Fórum Conecta Empresas. Indústria 4.0 na Euroace, o Encontro Internacional de Tributação Luso-Espanhola, celebrado a 2 de outubro em Badajoz, ou a 30.ª edição da Fehispor em Badajoz, onde a Euroace esteve representada com stand próprio.

Estas atividades foram desenvolvidas no âmbito do projeto GIT EUROACE 2020, cofinanciado pelo programa europeu INTERREG V A. No quadro deste programa foram ainda desenvolvidos outros 27 projetos no âmbito da EUROACE, em setores tão importantes para os nossos territórios como a promoção do empreendedorismo, a inovação, a incubação de empresas ou a proteção dos espaços naturais partilhados. Para além disso, ampliou-se a cooperação a novas necessidades de abordar de forma conjunta desafios comuns, como são o envelhecimento da população ou a violência de género.

One Comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.