Penacova – Açudes do rio Alva afetados pelos incêndios foram agora reparados

Posted by

FOTO DR

As escorrências dos terrenos marginais às linhas de água, originadas pelos incêndios florestais, afetaram gravemente os rios e ribeiras do concelho de Penacova, cujos açudes foram agora recuperados

Cinco açudes do rio Alva, no atravessamento do concelho de Penacova, estão agora reabilitados, dois anos após os fogos florestais da região, calamidade que afetou os recursos hídricos do concelho.

As empreitadas beneficiaram de uma verba do Fundo Ambiental, através de parceria com a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) – ARH Centro, que havia assinado um protocolo com o Município de Penacova. para fazer face às intervenções urgentes e inadiáveis para regularização fluvial.

O concelho de Penacova registou 59 Km2 afetados pelos incêndios, incluindo a Bacia do Rio Alva, alvo de medidas de proteção dos recursos hídricos, de forma a “garantir o escoamento das linhas de água, minimizar a erosão e o arrastamento dos solos, assegurando, simultaneamente, o uso genérico da linha de água, quer seja em termos de uso agrícola ou balnear”.

 

Notícia completa na edição impressa

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.