Montemor-o-Velho promove 32 horas de formação a amadores de teatro

Posted by

Os amadores teatrais de Montemor-o-Velho, terão ao dispor, este mês, 32 horas de formação em iluminação de palco, utilização da voz e criação teatral, anunciou o município, que promove o projeto.

A iniciativa, intitulada “Ensaio Aberto aos Amadores de Teatro de Montemor-o-Velho”, terá a participação de atores amadores de sete associações e coletividades do concelho, com a coordenação pedagógica e logística do Centro de Iniciação Teatral Esther de Carvalho (CITEC) e da Casa do Povo de Abrunheira, local para onde o evento está agendado, nos fins de semana de 16 e 17 e 23 e 24 deste mês.

“A criação de um projeto teatral comum, dotar os atores amadores com mais competências, potenciar a autoestima dos grupos e incentivar a criação de um espírito mais colaborativo entre os atores e as diversas estruturas concelhias são alguns dos objetivos”, afirma, em nota enviada à Lusa, o município de Montemor-o-Velho.

O primeiro fim de semana inclui duas oficinas, de oito horas cada, a primeira sobre iluminação de palco e as qualidades de luz manipuláveis para a concretizar, abordando igualmente os equipamentos necessários. De acordo com a nota, a formação será conduzida por Jonathan Azevedo, responsável pelo desenho de luz de diversas produções teatrais em várias companhias, entre as quais a Casa da Esquina e o Teatrão.

Já a formação sobre uso da voz quer “chamar a atenção para as inúmeras questões ligadas à voz, à sua utilização e à prática de hábitos vocais saudáveis e permitir que, de forma orientada, os participantes possam experimentar novas formas de se expressarem através deste meio de comunicação”.

A oficina será orientada por Cristina Faria, professora, desde 1989, da Escola Superior de Educação de Coimbra em unidades curriculares nas áreas da Teoria, Prática e Didática Musical, Prática Vocal para Teatro e Comunicação Social, entre outras.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.