Marcelo Rebelo de Sousa de visita oficial à Itália

Posted by
Spread the love

As exportações portuguesas para Itália, país que o Presidente da República vai visitar entre amanhã e quarta-feira, cresceram em média acima de 10% nos últimos anos, mas a balança comercial continua significativamente negativa para Portugal.

A Itália, que é a 4.ª maior economia da União Europeia, assume-se como importante parceiro económico de Portugal, tendo sido em 2018 o 6.º cliente das exportações portuguesas, com uma quota de 4,3%, e quarto fornecedor de importações, com 5,3% de quota, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE).

Mesmo assim, a balança comercial de bens mantém-se desfavorável para Portugal, com um défice de 1,5 mil milhões de euros no ano passado.

No que respeita às exportações para Itália, “destacam-se os veículos e outro material de transporte, outros produtos, produtos agrícolas, máquinas e aparelhos e vestuário”.

Segundo uma estimativa consular, residem atualmente em Itália cerca de sete mil portugueses, grande parte dos quais estudantes, num dos países que mais acolhem alunos de outros Estados-membros da União Europeia, num total de perto de 45 mil, de acordo com o Eurostat.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.