Lilian Thuram visitou Estádio Cidade de Coimbra e falou sobre o combate ao racismo

Posted by
Spread the love

www.academica-oaf.pt

O ex-futebolista Lilian Thuram, campeão do Mundo em 1998 e europeu em 2000, pela França, esteve esta manhã no Estádio Cidade de Coimbra. O antigo camisola 15 da seleção gaulesa falou com alunos e jovens atletas da formação academista sobre maneiras de combate ao racismo, bem como as desigualdades na sociedade europeia.

“Esta manhã recebemos no Estádio Cidade de Coimbra a visita do ex-futebolista francês Lilian Thuram, campeão do Mundo pelo seu país em 1998 , e que representou clubes como a Juventus e Barcelona. Actualmente é Presidente da Fundação Lilian Thuram – Educação Contra o Racismo e tem vindo a promover em parceria com várias entidades, conferências onde se debate um problema que afecta várias áreas, inclusive o Desporto e mais propriamente o Futebol”, refere a formação academista na sua página do Facebook.

Racismo e desigualdades 

O mote para a conversa foi o combate ao racismo e as desigualdades sociais. Jogadores dos escalões de formação da Académica, a equipa de sub-23 da Briosa e vários alunos da Escola Jaime Cortesão estiveram presentes para ouvir Lilian Thuram.

“As formas de combater o racismo e as desigualdades geradas por mecanismos de dominação na sociedade europeia foram os temas falados esta manhã no auditório do Cidade de Coimbra. Presentes neste encontro estiveram vários atletas da formação da AAC OAF e a equipa de sub-23 da Briosa, assim como alunos da Escola Jaime Cortesão, que para além de ouvirem atentamente o principal orador, tiveram oportunidade de deixarem o seu testemunho e colocarem questões sobre este assunto”, refere o a Briosa no Facebook.

No final, Thuram recebeu, das mãos de João Paulo Fernandes, coordenador da formação academista, uma camisola da Académica.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.