Colóquio internacional debate “filosofia do cuidar”

Posted by

O II Colóquio Internacional de Filosofia do Cuidar, subordinado ao tema “Da Filosofia à Inovação”, decorre na sexta-feira, a partir das 09H30, no Polo B da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), em São Martinho do Bispo (Coimbra).

Nove oradores de instituições universitárias e hospitalares de Coimbra, de Granada (Espanha), de Évora, de Lisboa e do Porto, debaterão, entre outros assuntos relacionados com o bem-estar, “a organização dos serviços de saúde, o autocuidado terapêutico e o desenvolvimento tecnológico”, refere uma nota da ESEnfC enviada hoje à agência Lusa.

“Hoje, como nunca, tendo em conta a vulnerabilidade associada aos processos de envelhecimento, o cuidado e a sua profissionalização são necessários”, afirma a Unidade Científico-Pedagógica de Enfermagem Fundamental, da ESEnfC, organizadora do encontro.

Para isso, acrescenta, “é preciso repensar a utilidade dos processos de cuidado, repensar a pessoa, repensar os sistemas de oferta de cuidados e sobretudo pensar o posicionamento das profissões de saúde face a este ideal ético”.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.