Coimbra: Bem-estar saúde, cognição e desenvolvimento em congresso internacional com mais de duas centenas de pessoas

FOTO DB/A.F.

Cerca de 15 conferencistas, portugueses, brasileiros e norte-americanos, reúnem-se, a partir de hoje, no Auditório Aeminium – Fundação Beatriz Santos, para dar vida ao Congresso Internacional “Bem-Estar, Saúde, Cognição & Desenvolvimento”. Organizado pelo Instituto de Psicologia Cognitiva, Desenvolvimento Humano e Social da Universidade de Coimbra, FCT & Fundação Beatriz Santos, o evento vai envolver mais de duas centenas de participantes.
Na véspera da sessão de abertura, marcada para esta manhã (09H00), a conferencista Camila Leporace, investigadora brasileira, antecipa alguns dos temas que serão abordados.

De que forma o desenvolvimento da cognição aumenta a felicidade?
Acho que a partir do momento em que pensamos sobre a nossa própria cognição, em que refletimos sobre nós próprios, já estamos a contribuir para a nossa felicidade. É importante pensar como a felicidade se dá. Parte um pouco da reflexão de cada. No meu caso, neste congresso, vou abordar a relação que cada um de nós tem com as tecnologias e que influência tem na felicidade e bem-estar.

E qual considera que deve ser a nossa relação com as novas tecnologias?
Considero que devo haver uma lógica de extensão da nossa cognição e não substituição. Hoje em dia, a substituição é uma lógica que está em pauta. Mesmo nos órgãos de comunicação social vemos muitas vezes notícias sobre como a inteligência artificial pode substituir funções humanas. As máquinas devem ser companheiras, complementos à nossa cognição. Até acho que em algumas funções dos seres humanos as máquinas podem substituir–nos mas sempre nesta lógica de complementaridade. Mas, acerca destas matérias, as respostas não estão prontas e devemos busca-las cada vez mais.

Entrevista completa na edição impressa de hoje

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.