Calvão da Silva “era um sonhador e sonhava o melhor para os outros”

DB-Pedro Ramos- Amílcar Falcão deixou um agradecimento público por tudo o que o homenageado fez pela UC

João Calvão da Silva representou “um acervo de qualidades humanas, entre predicados científicos e académicos, invulgar”.

Por isso, a homenagem do VII Congresso Intercontinental de Direito Civil, a decorrer desde ontem no auditório da reitoria da Universidade de Coimbra, é, para o Presidente da República, uma homenagem “muito justa”.

Numa mensagem gravada em vídeo, Marcelo Rebelo de Sousa enalteceu as qualidades académicas de Calvão da Silva, “a paixão que tinha por ser professor, a paixão que tinha por ser académico, a paixão que tinha pela universidade”.

Mas o Chefe de Estado não deixou de lembrar também o “caráter impoluto, a personalidade cativante, a simpatia esfuziante, o otimismo – mas um otimismo sério, realista –, o olhar para o presente e para o futuro”. “Pude testemunhar, presencialmente, como até esse último instante, praticamente, manteve incólume a sua capacidade de sonhar. Era um sonhador e sonhava o melhor para os outros. E amava os outros”, afirmou Marcelo Rebelo de Sousa.

Na sessão de abertura do congresso que esgotou o auditório com centenas de participantes oriundos do Brasil, mas também de Portugal, o reitor da Universidade de Coimbra evocou o “trajeto notável de uma pessoa excecional”. “A UC tem com João Calvão da Silva uma dívida de gratidão. Deixo aqui o agradecimento público por tudo o que fez”, disse Amílcar Falcão.

“Força da alma portuguesa”
Roger Silva Aguiar, um dos coordenadores científicos do evento, antigo aluno e amigo do homenageado, recordou o dia em que Calvão da Silva o levou à Escola de Sagres.

“Perante aquele mar enorme, indomável, eu percebi alguma coisa da alma portuguesa: a de alguém que se aventurou naquele oceano gigantesco, atravessando-o com uma fé invencível, e acreditando que do outro lado abraçaria um continente e encontraria o Brasil”, lembrou.

Pode ler a notícia completa na edição em papel deste fim de semana, 16 e 17 de novembro, do Diário As Beiras 

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.