Arganil investe meio milhão de euros em estradas com valor turístico

Posted by
Spread the love

FOTO DR

A Câmara de Arganil vai proceder à reabilitação das estradas municipais que ligam Piódão à Foz d’Égua e Benfeita à Portelinha, concretizando um investimento superior a 500 mil euros, foi hoje anunciado.

Integrada no “plano de melhoria contínua da rede viária do concelho”, no distrito de Coimbra, trata-se de uma “intervenção da inteira responsabilidade da autarquia”, refere em comunicado a câmara municipal, presidida por Luís Paulo Costa.

“Muito ansiada e necessária, a melhoria das condições de circulação ganha redobrada importância pelo papel que estas vias assumem do ponto de vista do turismo no concelho”, afirma Luís Paulo Costa, citado na nota.

O autarca do PSD realça que “estas estradas servem não apenas a população residente, mas também um alargado número de turistas”, que visitam ao longo dos anos os lugares serranos do Piódão e da Benfeita, que integram as redes Aldeias Históricas e Aldeias do Xisto, respetivamente.

As obras programadas incluem a pavimentação das vias, a reposição da sinalética vertical e horizontal, a instalação de guardas metálicas e trabalhos de contenção de taludes e estabilização e reabilitação de muros.

“As intervenções nas freguesias de Piódão e Benfeita integram um conjunto de empreitadas que vão ser concretizadas nos próximos meses e que totalizam um investimento camarário de mais de um milhão de euros”, adianta o município.

Entretanto, “estão prestes a arrancar também as empreitadas” na Zona Industrial de Coja e no Bairro de Coja, no valor de 300 mil euros, e na rua Comendador Cruz Pereira e Bairro do Abrunhós, ambas na sede do concelho, e na estrada que liga Casal Novo ao cruzamento de Cepos, totalizando um investimento de 385 mil euros.

Também “continuam a merecer o esforço financeiro” da autarquia as estradas municipais afetadas diretamente pelo incêndio de outubro de 2017, segundo Luís Paulo Costa.

“A melhoria dos acessos às nossas freguesias e o aumento de segurança de quem neles circula é a grande prioridade da autarquia”, sublinha.

Aplicando verbas do Fundo de Solidariedade da União Europeia, “foram concluídas e recentemente inauguradas” as empreitadas nos troços entre Pomares e Monte Frio, cujo valor ronda os 200 mil euros, e entre o Cartamil, na União das Freguesias de Cepos e Teixeira, e o Colmeal, no limite do concelho de Góis, ascendendo neste caso o investimento a aproximadamente 225 mil euros.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.