Mostra de Doçaria regressa a Coimbra

Spread the love

O Quartel da Brigada de Intervenção (BrigInt), antigo Convento de Sant’Anna, acolhe no próximo fim de semana (12 e 13 de outubro), mais uma edição da Mostra de Doçaria Conventual e Regional de Coimbra,
A iniciativa estará de portas abertas no sábado, das 14H00 às 23H00, e no domingo, das 10H00 às 19H00, sendo de entrada livre.
Esta 11.ª edição da Mostra de Doçaria Conventual e Regional de Coimbra conta com a participação de 42 expositores doceiros, um dos quais de Alicante (Espanha). O destaque do certame é a herança doceira, legado de congregações religiosas dos três conventos de Coimbra – Celas, Santa Clara e Sant’Anna –, de que são exemplos o pastel de Santa Clara, a arrufada de Coimbra e o pudim das Clarissas, doces apurados para a final do recente concurso “7 Maravilhas Doces de Portugal”, promovido pela RTP.
Esta edição, organizada pelo município de Coimbra, conta, uma vez mais, com a colaboração da Brigada da Intervenção e da Associação de Doceiros de Coimbra (ADOC), sendo um projeto enquadrado na candidatura da Região de Coimbra – Turismo – a Região Europeia da Gastronomia 2021.
À semelhança do que vem acontecendo nos últimos anos, a ADOC promove a 5.ª edição do Concurso de Doçaria Conventual e Tradicional.
A Cooperativa Bonifrates protagonizará o primeiro apontamento no âmbito da animação cultural do certame, através da apresentação do espetáculo teatral intitulado “O coro das freiráticas”, às 16H00. Segue-se uma atuação, pela Tu Na D’ESTES (às 16H30) e, pelas 18H00, um espetáculo a cargo do Coro Alma de Coimbra.
O encerramento da animação, no sábado, acontecerá pelas 21H30, com um espetáculo pelos Antigos Tunos da Universidade de Coimbra. No domingo, a Mostra de Doçaria reabre ao público às 10H00.
No período da tarde, sucedem-se alguns momentos de animação cultural diversificada que contam com as participações do Coro da Ordem dos Médicos, do GEFAC e da Fanfarra do Exército.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.