Início do Programa Doutoral em Ciências e Tecnologias da Informação da FCTUC em Macau

FOTO DR

O Programa Doutoral em Ciências e Tecnologias da Informação (PDCTI) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) já está a ser ministrado em Macau, depois da sessão inaugural realizada hoje, no Instituto Politécnico de Macau (IPM).

Coordenado pelos docentes Henrique Madeira e Luís Paquete, do Departamento de Engenharia Informática da FCTUC, a edição de 2019 do PDCTI, que também já é lecionado no Brasil, conta com três dezenas de estudantes matriculados, mais de metade estrangeiros.

Em nota de imprensa, a Universidade de Coimbra (UC) explica que “a chegada do Programa Doutoral em Ciências e Tecnologias da Informação da FCTUC a Macau resulta de uma parceria estabelecida entre a UC e o IPM”.

O PDCTI oferecido aos estudantes matriculados no IPM “é o mesmo Programa de Doutoramento em curso na UC no Departamento de Engenharia Informática. Isso é possível através de um cuidadoso plano de mobilidade de professores e alunos entre as duas instituições, complementado pelos meios de comunicação (por exemplo, videoconferências) que usamos diariamente em atividades de investigação e ensino”, afirma Henrique Madeira, citado na nota de imprensa.

O Programa Doutoral em Ciências e Tecnologias da Informação está enquadrado pelo Centro de Informática e Sistemas da Universidade de Coimbra (CISUC), que fornece um ambiente propício à integração dos estudantes em equipas de investigação e correspondentes redes internacionais de conhecimento.

“O CISUC obteve classificação de “Excelente” na última avaliação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), através de um painel de avaliadores internacionais. Atualmente, este centro está envolvido em mais de 70 projetos de investigação, muitos deles grandes projetos internacionais envolvendo universidades e empresas em todo o mundo (mas com um foco natural na Europa)”, acrescenta o documento da UC.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.