Empresários para a Inclusão Social alargam a apoio a crianças do pré-escolar

Posted by
Spread the love

Crianças do concelho de Pampilhosa da Serra, bem como de outros três concelhos do país, estão entre aqueles que vão ser este ano apoiados pela Associação EPIS – Empresários pela Inclusão Social. A trabalhar há 13 anos, com alunos de ciclos mais avançados, a instituição inicia agora um projeto-piloto para crianças dos três aos cinco anos. São 320 crianças, de um total de 11 mil alunos de quase 300 escolas do país.

A EPIS – que desde 2006 trabalha com as crianças em risco, para combater o insucesso e abandono escolar – chega agora aos mais novos: o projeto-piloto destina-se a 320 crianças do pré-escolar de Oeiras, Peniche e Pombal, para além do município já referido da CIM-Região de Coimbra.

No total, mais de 11 mil alunos, dos três aos 18 anos, de 294 escolas do continente e dos Açores, terão apoio suplementar através dos programas da EPIS.

No ano passado, por exemplo, mais de nove mil alunos participaram nos programas de promoção do sucesso escolar da associação, onde a taxa de aprovação foi de 99,1% no 1.º Ciclo; enquanto nos 2.º e 3.º ciclos, o sucesso dos alunos acompanhados atingiu os 88,8%, “sendo o registo mais elevado de sempre”, refere a associação.

O projeto-piloto é implementado por mediadores que vão trabalhar em conjunto com os educadores de infância e as famílias de 320 crianças, em 23 salas do pré-escolar, tendo sempre o foco na prevenção.

“Desenvolvemos uma nova metodologia para o pré-escolar que permite um apoio bastante precoce, em função da idade da criança e das necessidades identificadas”, explicou o diretor-geral da EPI, Diogo Simões Pereira.

 

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.