Consultório de estilo: Etiquetas

Posted by
Spread the love

Há muitas coisas que nos acompanham na vida e uma delas são as etiquetas que se encontram nas peças de roupa. Por vezes, ela passa despercebida, mas todos nós sabemos que ela está lá. Para algumas pessoas são tão incómodas, ao provocar comichão na pele, que a cortam logo.
Mas, quando compramos uma roupa, compramos também a marca, a ideia e toda história que há atrás da produção. É comum algumas pessoas estarem atentas às etiquetas para saberem o tamanho, composição e cuidados de conservação.
Ela é obrigatória em todos os produtos têxteis: roupas, enxovais de cama, mesa, banho, além de almofadas, e devem sempre estar afixadas de forma visível e legível, pois as etiquetas obedecem a padrões técnicos internacionais e são tão importantes quanto os rótulos da indústria alimentícia.
Muitas pessoas têm o hábito de cortar a etiqueta logo após a compra da peça, e ao fazer isso perdem a garantia, se for necessário trocar o produto, caso o tecido encolha ou manche. A informação da etiqueta ajuda o consumidor na prevenção de reações alérgicas a determinados tipos de tecidos.
As etiquetas são para as roupas um item indispensável. Elas são feitas para informar e não para usar. Por isso é tão importante observá-las ao vestir a peça. Costumam estar na lateral ou no lado de fora à altura do pescoço. Tenha o cuidado para não sair com a etiqueta à mostra. Essa é uma dica de bom senso. Mas para as pessoas que gostam de mantê-las, não as deixem fora do sítio.
Segundo o escritor Paulo Del Ribeiro, “a simplicidade é a etiqueta grudada na roupa que vestimos aquela que deixa transparecer a todos que te veem, a sua elegância”. Portanto, é um conjunto de atitudes que revela o jeito de ser e estar, e a etiqueta exerce a função de informar e não de manter-se incómoda na roupa ao usá-la.
Mesmo assim, é importante saber que tipo de informações traz a etiqueta da roupa. Da mesma forma que a bula do remédio ou a tabela nutricional dos alimentos. A etiqueta, mesmo de forma resumida é de entendimento imediato, revela a história da roupa e orienta-nos para cuidar bem dela.
Informações obrigatórias: nome ou razão social ou marca registada do fabricante; identificação fiscal do fabricante nacional ou do importador; país de origem; nome dos tecidos que compõe o produto e seu conteúdo expresso em percentagem; indicação de tamanho; e pelo menos, os cinco principais tratamentos de conservação do produto por meio de símbolos e/ou texto.
A ordem dos símbolos: lavagem, branqueamento, secagem e cuidado têxtil profissional. A roupa também tem história.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.