Conselho de Veteranos atribui cognome de “Mata-Vacas” ao reitor

Spread the love

DR

O Conselho de Veteranos da Universidade de Coimbra atribuiu o cognome de “O Mata-Vacas” ao reitor Amílcar Falcão. Num decreto publicado na página da rede social Facebook, este grupo de estudantes revelou que “não sendo da competência do Conselho de Veteranos julgar a deontologia proposta (pela medida de abolição da carne de vaca das ementas das cantinas universitárias em janeiro de 2020), foi unânime que tal medida foi notória e suficiente para justificar a distinção”.

“Em reconhecimento de que a sua valorosa providência impulsionou a imagem da nossa Insigne Universidade, o Conselho de Veteranos decidiu atribuir o cognome de “O Mata-Vacas” ao Magnífico Reitor, Dr. Amílcar Falcão”, frisam no decreto.

Nesta mesma reunião, os estudantes condenam “veemente[mente] a nova moda do uso de “fitinhas” que as lojas comerciais automaticamente colocam nas pastas de praxe”. De acordo com o órgão que tutela a praxe na academia conimbricense, essas “fitinhas” são “uma moda externa às tradições coimbrãs, fomentada por interesses comerciais e não da vontade dos próprios estudantes”. “Não tendo estas cabimento na praxe coimbrã, e sendo já visível a substituição de importância face às corretas fitas académicas, o Conselho de Veteranos proíbe expressamente o seu uso e presença nas pastas de praxe”, referem.

O “decretus” aborda ainda a aprovação da proposta de reformulação dos moldes da cerimónia de Imposição de Insígnias e que irá “entrar em vigor no próximo ano letivo”, bem como a discussão sobre “os moldes em que decorre atualmente o Cortejo da Latada”. Os veteranos irão publicar, em breve, um comunicado oficial sobre esta questão.
Sobre a discussão relativa ao cadastro de praxe de cursos, os estudantes referem que ela foi “inconclusiva”, o que motivou o adiamento da decisão para a próxima reunião.

Pode consultar a notícia na edição impressa desta quarta-feira, 16 de outubro, do Diário As Beiras 

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.