Companhia espanhola apresenta em Coimbra peça sobre o papel da mulher na sociedade

Posted by

FOTO DR

A companhia espanhola LaJoven apresenta pela primeira vez em Portugal, no Teatro Académico de Gil Vicente, em Coimbra, “Playoff“, uma tragicomédia sobre uma equipa de futsal feminino, que reflete sobre o papel da mulher numa sociedade machista.

A peça, que é apresentada na sexta-feira, decorre no balneário de um campo multidesportivo, durante o intervalo de um jogo de futsal, onde sete mulheres discutem os seus sonhos, invejas e medos, afirma o Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV), em nota de imprensa enviada à agência Lusa.

Apesar de o jogo ser determinante para qualificar a equipa de futsal para o campeonato nacional, “os maiores obstáculos estão fora do campo”, refere o TAGV.

A tragicomédia pretende refletir “sobre o papel da mulher e do desporto feminino numa sociedade que manifesta um machismo feroz em muitos âmbitos”, discutindo vários assuntos como a maternidade ou a emancipação feminina.

“Apesar de o público-alvo ser idealmente adolescente, a peça procura criar um debate e um diálogo com os jovens, tratando-os como adultos”, esclareceu o TAGV.

O espetáculo, que tem texto da dramaturga catalã Marta Muchaca, é apresentado em Coimbra no âmbito do Mostra Espanha 2019, programa que leva a cultura espanhola a várias cidades portuguesas.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.