Academia Europa na Figueira da Foz

Posted by
Spread the love

DB-J.A.

A Academia Europa realiza-se, de 25 a 27 deste mês, na Casa do Paço, na Figueira da Foz, e o número de inscritos, 75, supera as vagas, 60. Esta edição ultrapassa ainda a edição anterior, realizada, em 2018, na Lousã, na diversidade geográfica dos participantes, oriundos de todo o país. O evento tem como objetivo principal aproximar os jovens da União Europeia.

A Academia Europa é promovida pelo Núcleo Associativo para os Estudos Europeus em Coimbra, liderado pelo figueirense Luís Marques, e pelo Centro de Informação Europe Direct Região de Coimbra. Conta com o apoio da Câmara da Figueira da Foz, Comissão Europeia, Parlamento Europeu e Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM-RC).
Para a edição deste ano, foram escolhidos temas relacionados com o estado da União Europeia e convidados oradores de vários quadrantes políticos e institucionais. A elaboração do programa teve em conta a necessidade de incluir atividades destinadas a promover o espírito de grupo entre os participantes, a quem caberá fazer o relatório final e apresentar propostas para a Academia Europa de 2020.

“Geração Erasmus”
Na apresentação do programa, ontem, na Casa do Paço, o presidente da Câmara da Figueira da Foz, Carlos Monteiro, defendeu que “a Europa precisa destes jovens [que participam na Academia Europa]”, porque a União enfrenta novos desafios e a “geração Erasmus” pode ajudar a consolidar o projeto europeu. Jorge Brito, secretário executivo da CIM-RC, por seu turno, aludiu à necessidade de “aproximar os cidadãos da Europa [dirigida a partir de Bruxelas]”.

Pode consultar a notícia completa na edição impressa desta quarta-feira, 16 de outubro, do Diário As Beiras 

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.