Uma vaga para Medicina em Coimbra na 2.ª fase de candidaturas que termina hoje

Posted by
Spread the love

A 2.ª fase de candidatura ao concurso nacional de acesso ao ensino superior termina hoje, sexta-feira, com 11.614 vagas disponíveis, incluindo em Medicina e instituições que tinham preenchido todos os lugares na primeira fase, segundo dados oficiais.

“O número de vagas disponíveis na 2.ª fase do Concurso Nacional de Acesso é sempre superior ao número de vagas sobrantes no final da 1.ª fase do Concurso Nacional de Acesso já que se somam àquelas vagas sobrantes as vagas ocupadas na 1.ª fase do concurso em que não se concretizou a matrícula e inscrição”, recorda a tutela.

Para além de nove lugares em aberto no muito procurado curso de Medicina – quatro na Universidade da Beira Interior, um na Universidade de Coimbra, um na Universidade Nova de Lisboa, dois no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar e um na Universidade de Lisboa – há ainda vagas disponíveis em universidades e escolas que tinham preenchido todos os lugares na 1.ª fase do concurso. Há ainda três vagas para Medicina Dentária em Coimbra.

As três maiores escolas de enfermagem – Porto, Lisboa e Coimbra – e o ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, completamente preenchidas na fase inicial, têm, em conjunto, mais de 200 vagas em aberto.

Também a Universidade Nova de Lisboa, que pela primeira vez ficou sem vagas na primeira fase, mas que tem ainda disponíveis para a 2.ª fase, por falta de concretização de matrículas, 204 vagas.

Engenharia Aeroespacial, o curso do Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa, que registou a média de entrada no ensino superior mais elevada na primeira fase, leva duas vagas a concurso na 2.ª fase.

De acordo com as estatísticas de candidatura diárias publicadas na página da Direção-Geral do Ensino Superior (DGES), até ao final do dia de quarta-feira já tinham sido submetidas quase 16 mil candidaturas à 2.ª fase do Concurso Nacional de Acesso (CNA) ao ensino superior, o que significa que nem todos vão conseguir lugar.

O total de vagas a concurso nesta fase representa quase o dobro daquelas que sobraram na 1.ª fase do CNA, altura em que ficaram 6.734 lugares por preencher.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.