Quatro médicos ilustres da região Centro distinguidos pela Ordem

Posted by

Quatro professores de Medicina e distintos clínicos da região Centro receberam a Medalha de Mérito da Ordem dos Médicos. A distinção é conferida a quem, “pela sua atividade e mérito pessoal, tenha contribuído relevantemente para a dignificação da profissão médica, da Medicina em geral e da Humanidade”.

Alfredo Mota é um consagrado urologista e cirurgião, com mais de 40 anos de carreira médica e científica. Professor catedrático jubilado da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, foi diretor do Serviço de Urologia e Transplantação Renal dos HUC, durante 13 anos. É também um reputado orador e cultor da história da Medicina e da Arte Médica.

Hernâni Caniço é médico de Família há 41 anos, exercendo também a docência universitária. Voluntário ativo, fundou a Associação Saúde em Português, uma instituição de Utilidade Pública que trabalha em projetos de saúde também com a Comunidade de Países de Língua Portuguesa.

João Castel-Branco da Silveira é um reputado gastrenterologista e professor universitário, prestes a concluir 50 anos de especialidade com vasto curriculum no Hospital de Santa Maria, em Lisboa, e no Hospital Amato Lusitano, em Castelo Branco.

Por fim, José Martins Nunes, ex-presidente do conselho de administração do CHUC – Centro Hospitalar da Universidade de Coimbra e antigo secretário de Estado da Saúde. Chefe de serviço de Anestesiologia no centro hospitalar, é o atual alto-comissário para a Saúde Global, cargo para que foi nomeado, pelo Ministério da Saúde, em 2018.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.