Pastel de Tentúgal com proteção europeia

Posted by
Spread the love

11 PASTEIS TENTUGAL 02 LCA Comissão Europeia aprovou ontem a inclusão do pastel de Tentúgal na lista das indicações geográficas protegidas (IGP), pedido apresentado por Portugal.

O pastel de Tentúgal é uma doçaria conventual característica daquela localidade do concelho de Montemor-o-Velho, distrito de Coimbra. O seu processo de certificação, que culminou com a inclusão na lista de Indicações Geográficas Protegidas (IGP), ontem publicada no jornal oficial da União Europeia, iniciou-se em 2007. Concluída a fase da componente nacional, junto do Ministério da Agricultura, a Associação de Pasteleiros de Tentúgal levou o pedido de reconhecimento da Indicação Geográfica Protegida à Comissão Europeia, em janeiro de 2012.

“Hoje é um dia para Tentúgal e para Portugal”, frisou Olga Cavaleiro, presidente da Associação de Pasteleiros de Tentúgal, em declarações ao DIÁRIO AS BEIRAS, sublinhando que esta valorização, que terá reflexos na própria economia, faz justiça ao esforço de todos quantos “ao longo de quatro séculos produziram o Pastel de Tentúgal”.

 

Ver versão completa na edição impressa

One Comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.